Brigada realiza adestramento em GLO

Nota DefesaNet

Importante exercício GLO (Garantia da Lei e da Ordem), na Hidrelétrica de Tucuruí. Em Maio de 2007, série de movimentos entre eles os MAB (Movimento Atingidos por Barragens), conseguiram invadir a sala de comando da Hidrelétrica de Tucuruí.

Foi necessária uma complexa operação para a retomada de Tucuruí. Por sorte os invasores não conseguiram ter o controle operacional da Hidrelétrica.

Ver matérias relevantes abaixo.

O Editor

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) realizou, entre os dias 17 e 20 de maio, a Operação Pedro Teixeira IV, com a participação de cerca de 1,2 mil militares.

A operação de adestramento em operações de garantia da lei e da ordem (GLO) envolveu todas as organizações militares subordinadas à 23ª Bda Inf Sl e foi realizada nos municípios de Altamira (PA), Imperatriz (MA), Itaituba (PA), Marabá (PA) e Tucuruí (PA).

A operação utilizou variados modais de transporte em um amplo espectro de atividades, que permitiu o preparo e adestramento adequado dos militares. Como consequência, as tropas vocacionadas para a defesa da Pátria e para a proteção da Amazônia puderam aumentar a capacidade de prontidão e coesão.

Fonte: 23ª Bda Inf Sl

Matérias relevantes

 

SELVA – Navegue no Lago de Tucuruí nos EE-11 Urutu do 23º Esqd C Sl

Acompanhe esta inédita e rara operação e oportunidade de navegar com os VBTP EE-11 URUTU do "Esquadrão Lanceiros da Selva"

2012 DefesaNet

 

Guerra Irregular Moderna – Acordo com os manifestantes de Tucuruí 

2007 DefesaNet

 

Estratégia Nacional de Segurança de Infraestruturas Críticas

O Decreto Lei Nº 10.569, 9 DEZEMBRO 2020, cobre uma importante lacuna na proteção de estruturas críticas.

Dezembro 2020 DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter