Centro de Instrução de Operações Urbanas ministra estágio conjunto para cadetes da AMAN e da AFA

Tenente Ederson

Entre 5 e 9 de outubro, o 28° Batalhão de Infantaria Leve (28° BIL), por meio do Centro de Instrução de Operações Urbanas (CIOU), realizou o primeiro Estágio de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em Campinas, São Paulo.

A capacitação envolveu 39 Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e 25 da Academia da Força Aérea (AFA). Nessa capacitação, os jovens oficiais receberam instruções teóricas e práticas, de modo a padronizar conhecimentos, técnicas, procedimentos, esforços e cuidados em operações de GLO.

Foram executadas atividades de combate urbano, como: combate em recinto confinado, patrulhamento em área urbana, posto de bloqueio e controle de vias, posto de segurança estático, operação de busca e apreensão e primeiros socorros em combate.Ao final das operações, os estagiários expressaram suas opiniões sobre a atividade.

“Acredito que o estágio foi incrível, não só pelo conhecimento passado, mas também pela experiência de missões reais que a equipe de instrução pôde passar. O contato com cadetes da AFA foi uma ótima oportunidade de conhecer e entender como funciona a vida profissional e operacional do oficial da Força Aérea”, disse o Cadete Sotolani, da AMAN.

O Cadete Fabretti, da AFA, pôde rever amigos e conhecer um pouco mais do Exército. “Esse contato deixou o estágio mais interessante e favoreceu a troca de conhecimento”, concluiu.

Para o Comandante do Batalhão e Diretor de Ensino do CIOU, Tenente-Coronel Túlio Marcos Santos Cerávolo, foi uma oportunidade única de interagir desde os bancos escolares e de levar as amizades conjuntas ao longo da carreira.

“Ao concluírem o Estágio, estarão aptos a difundirem os conhecimentos adquiridos, sendo, então, vetores multiplicadores em seus Comandos Militares de origem”, afirmou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter