Militares do EB treinam em GO para atuar no Complexo da Maré, RJ

Militares do Exército Brasileiro realizam treinamentos em Jataí, no sudoeste de Goiás, antes de integrarem a operação de pacificação do Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Parte dos exercícios é realizada nas ruas do município goiano, o que atrai a curiosidade dos moradores.

O Complexo da Maré é formado por 16 comunidades, onde moram cerca de 130 mil pessoas. A Força de Pacificação está no local desde o dia 5 de abril do ano passado, quando 2,7 mil militares ocuparam o conjunto de favelas.

Ao todo, cerca de 500 militares das unidades de Palmas, Jataí e Brasília realizam a preparação em Goiás. Fortemente armados, eles simulam, por exemplo, abordagens a veículos e a homens que fingem ser traficantes.“São [atividades] voltadas especificamente para a rotina, com todos aqueles incidentes ou todas aquelas situações que serão vividas lá”, explica o tenente Everton Daniel Duarte.

“O complexo da Maré é uma área bastante edificada, bastante complexa, com contato com a população. Então nossa tropa também tem que ter condições de estar atuando em meio à população”, acrescenta o comandante do Exército Marcelo Luiz Zeni.

Além dos exercícios na cidade, os militares fazem treinamento de tiro com armamento de grosso calibre que chega a alvo com até 50 metros de distância.

Os militares que fazem treinamento em Goiás devem seguir viagem ao Rio de Janeiro a partir da próxima semana. Apesar do envio das tropas ao Complexo da Maré, o Governo Federal determinou que o Exército deixe as comunidades até junho, quando uma Unidade de Polícia Pacificadora será instalada. “Até 30 de junho entra a PM e sai todo o exército de lá”, afirmou o governador do estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter