FRoNt – Ministério da Justiça e Segurança Pública oferta 6 mil vagas para capacitação sobre Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado

MJSP

Ministério da Justiça e Segurança Pública oferta 6 mil vagas para capacitação sobre Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado

 

Curso on-line será  ministrado em parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e a Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições vão até 25 de março

 

O curso em Fundamentos para Repressão ao Narcotráfico e ao Crime Organizado (FRoNt), promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, está com inscrições abertas até o dia 25 de março, pelo site (http://front.senad.ufsc.br/inscricao/).

 

A capacitação, gratuita e na modalidade virtual, traz conceitos e abordagens fundamentais em economia das drogas, dinâmica do narcotráfico e crimes conexos, organizações criminosas no Brasil e no exterior, para que os profissionais estejam preparados para atuarem de modo cada vez mais assertivo no campo da repressão ao narcotráfico e ao crime organizado.

 

O curso é voltado prioritariamente para profissionais de segurança pública federais, estaduais e do sistema penal, além das Forças Armadas brasileiras, profissionais vinculados ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), à Receita Federal e aos Correios. Se houver disponibilidade de vagas, serão aceitas inscrições de profissionais de outras áreas.

 

O Brasil tem mais de 16 mil km de fronteiras terrestres e 7 mil de fronteira marítima, e faz divisa com países produtores de drogas, entre eles, Peru, Colômbia, Bolívia e o Paraguai. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal têm avançado na descapitalização dos criminosos, confiscando empresas, imóveis, aeronaves, joias, veículos, eletrônicos, cabeças de gado e produtos perecíveis. O patrimônio é leiloado e é revertido em recursos que financiam políticas de segurança pública e combate às drogas.

Programação

A capacitação tem início no dia 5 de abril, com carga horária de 80h e um tutorial totalmente on-line, que viabiliza a participação de profissionais de todo o país. Os participantes que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas no curso com o desempenho exigido para a sua conclusão receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional.

 

Segundo o diretor de Políticas Públicas e Articulação Institucional da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Gustavo Camilo Baptista, a Senad tem investido em parcerias com universidades do país para trazer embasamentos e manter os profissionais atualizados para realizarem o trabalho de modo estratégico. “O FRoNt tem como diferencial a vinculação entre a abordagem defendida pelo governo, de enfraquecer as organizações criminosas retirando o que realmente interessa para a maioria dos traficantes – o dinheiro – e questões do dia a dia do combate ao narcotráfico”.

a

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter