COBERTURA ESPECIAL - Livros - Leitura - Aviação

12 de Julho, 2021 - 08:00 ( Brasília )

FAB lança página para leitura e download de livros históricos

Iniciativa é do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER)

Tenente Marayane Ribeiro E Major Bazilius


A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Instituto Histórico-Cultural (INCAER), lançou uma página dentro do site da FAB, que traz em formato digital, obras que contam a história da Aviação brasileira. A aba “Opúsculos” permite a leitura online e o download de livros curtos, tais como “A participação da FAB na II Guerra Mundial” e “A mulher militar na FAB”; além de diversas biografias de personalidades que se destacaram ao longo dos anos na área, a exemplo do Marechal-do-Ar Márcio de Souza e Mello e do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão. Esse e outros títulos estão disponíveis, gratuitamente, no Portal da FAB, aba "Publicações da FAB" - link "PUBLICAÇÕES INCAER".

O projeto entra para o rol de materiais gratuitos disponibilizados pelo INCAER que podem ser usados para pesquisas, estudos e informação histórica. O Instituto conta, ainda, com uma coletânea denominada "Ideias em Destaque", publicação que aborda assuntos ligados à Aviação, Geopolítica, Assuntos Estratégicos, Psicologia, Conjuntura Nacional e Internacional, Logística e Mobilização.




O Subdiretor de Cultura do INCAER, Major-Brigadeiro do Ar José Roberto Scheer, conta que a informatização alcançada pela organização teve um salto em 2010, quando o Comandante da Aeronáutica instituiu o Sistema de Patrimônio Histórico e Cultural da Aeronáutica (SISCULT). O Oficial-General gerenciou a implantação do sistema, que abrange as áreas de História, Museologia e Música da Força Aérea Brasileira.

É o presente e o futuro. O fato do Instituto produzir esses trabalhos literários, como os Opúsculos e as Ideias em Destaque, proporciona uma publicidade muito grande, um acesso facílimo a esse tipo de material, podendo ser utilizado para pesquisas e por escolas em estudos sobre a história do País”, ressalta.  

Acervo do INCAER

No site da organização pode ser encontrada também uma Galeria de Patronos, representada por autoridades da Aviação Brasileira já falecidas. Cada nome está relacionado a uma Cadeira, simbolicamente, ocupada por um Conselheiro pertencente ao Conselho Superior. 

O Instituto coordena ainda o Clube do Livro, que visa facilitar a aquisição de obras literárias editadas pelo INCAER ou cedidas em consignação pelos próprios autores, estimulando, desta forma, o hábito da leitura na sociedade.

A entidade possui, também, uma Biblioteca que reúne cerca de oito mil volumes da literatura Aeronáutica brasileira e estrangeira, alguns deles raros - ou pela data de edição ou por estarem esgotados no mercado livreiro. A maioria deles é proveniente de doações de entidades civis e militares, de familiares de militares ou de amantes da Aviação. São frequentes as visitas de pesquisadores e alunos interessados neste acervo de características peculiares.

A sede do INCAER está instalada no prédio onde funcionou a Estação de Passageiros de Hidroaviões do Aeroporto Santos-Dumont, localizada no Rio de Janeiro (RJ). Pela sua importância histórica e paisagística, o prédio foi tombado pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) - atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 29 de janeiro de 1957.

Fotos: Arquivo INCAER


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 17 SET, 11:11

MAIS LIDAS

Livros - Leitura