Exército e Força Aérea realizam operação de adestramento operacional conjunto

No período de 22 de março a 1º de abril, em Rosário do Sul, no Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB), a 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6ª Bia AAAe AP) do Exército participou da Operação de Adestramento Operacional Conjunto com a Ala-4 (Base Aérea de Santa Maria) da Força Aérea Brasileira.

A operação teve por objetivo verificar a doutrina de emprego e os equipamentos das duas Forças, assim como adestrar as tropas em operações de guerra. Empregando a 1ª Seção de Artilharia Antiaérea Autopropulsada, módulo de pronto emprego da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em um contexto de operações de guerra, as tropas operaram como forças oponentes.

 

Foram empregadas as viaturas blindadas de combate antiaéreo (VBC DA Ae) Gepard 1 A2, realizando a defesa antiaérea de estruturas estratégicas, e as aeronaves da Ala-4, desencadeando missões de reconhecimento, vigilância, apoio aéreo aproximado e ataque às posições.

Com a operação, foi possível aumentar a capacidade de interoperabilidade, a operacionalidade e a prontidão das Forças, além de aperfeiçoar técnicas, táticas e procedimentos, com a participação de oficiais de ligação no local. Todas as atividades seguiram os protocolos de prevenção à covid-19.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter