AÇO – Os Blindados Ressurgem

Os Blindados Ressurgem

Os blindados são monstros de aço, em cujas veias circulam o diesel e os seus  braços são os projéteis disparados pelo canhão. Esses monstros de aço têm vida, alma e espírito através de suas tripulações.

Operar um carro de combate requer  minucioso treinamento, não só do comandante, artilheiro, mas  também do motorista e do municiador. A tripulação e o carro tem de estar afinada, treinar duro, muito duro, para pensar como um lutador bem treinado e capaz.

Pense agora que o mesmo treinamento, que é feito para um carro de combate, é multiplicado por quatro para ter um pelotão. Quatro carros e 16 tanquistas, operando em conjunto para dar o maior impacto ao inimigo, operar com sua infantaria e enfrentar novos desafios como operar em Terrenos Urbanizados (MOUT).

Se falarmos em pelotão, pensemos  em uma Companhia com quatro pelotões ou 16 carros de combate com 64 tanquistas, ou um Regimento de Carros de Combate com 48 carros e 192 tanquistas.

Incorporado à aquisição dos Carros de Combate alemães Leopard1A5BR o Exército Brasileiro inicia a tarefa de criar uma Doutrina de Blindados e qualificar as suas tripulações (comandantes, artilheiros, motoristas e municiadores).  Sem falarmos em toda a cadeia Logística de Abastecimento e Manutenimento destes complexos equipamentos.

Treinar ou como dizem "Forjar" esta elite (os tanquistas),  para que tirem o máximo proveito do Equipamento, da Doutrina e operem em Pequenas ou Grandes Unidades é a Missão do Centro de Instrução de Blindados  Gen Walter Pires (CIBld).

Acompanhe nesta Série Especial “AÇO” o trabalho do Centro de Instrução de Blindados Gen Walter Pires (CIBld) e a incorporação da Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Leopard1A5BR (VBC CC) ao Exército Brasileiro.

AÇO!

O Editor
DefesaNet

Aço – é a palavra de saudação entre os tanquistas brasileiros.

Seqüência de fotos do treinamento de tiro com Viatura Blindada de Combate Carro de Combate Leopard1A5BR (VBC CC),  no Campo de Instrução Barro Vermelho, Rosário do Sul (RS). Fotos Ricardo Fan – DefesaNet

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter