Rolls-Royce impulsionará o Airbus A350-1000

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, assinou um acordo para ser o fornecedor exclusivo de motores para uma versão aprimorada da aeronave Airbus A350-1000.

A nova e mais potente versão do Trent WXB, o mais avançado motor do mundo disponível para aviões civis, fornecerá empuxo máximo de 97.000 libras. O empuxo adicional será alcançado através da introdução de nova tecnologia de turbinas de elevada temperatura, do aumento do tamanho do núcleo do motor e da aerodinâmica avançada do fan. Isso ajudará a Airbus a oferecer maior alcance e capacidade à aeronave A350-1000.

Mark King, Presidente do Setor Aeroespacial Civil da Rolls-Royce, declarou: "Os motores Trent XWB, atualmente em testes, estão provando serem os mais avançados motores aeronáuticos civis do mundo. A variante de maior empuxo do Trent XWB incorpora mais inovações a partir dos nossos programas de demonstração de tecnologia Advance 3. Muitas das melhorias tecnológicas e de desempenho do Trent XWB de maior empuxo também serão utilizadas para melhorar o desempenho de outros membros da família de motores Trent".

Fabrice Brégier, Chief Operating Officer da Airbus, declarou: "Estamos satisfeitos em anunciar que, juntamente com nosso parceiro Rolls-Royce, desenvolveremos e produziremos uma versão aprimorada da aeronave A350-1000, com excepcional payload e longo alcance, melhores índices econômicos e queima de combustível e emissões de CO2 25 por cento menores do que o competidor mais próximo". Brégier acrescentou: "Isso assegurará ao A350-1000 a posição de avião mais eficiente em sua categoria".

Semelhante ao acontecido com o Trent XWB para as aeronaves Airbus A350-800 e -900, a versão de maior empuxo do Trent XWB é um motor desenvolvido sob medida para o avião que impulsionará o A350-1000. A variante de maior empuxo para a -1000 oferecerá benefícios significativos em projeto e integração de sistemas reduzindo o consumo de combustível, os custos do ciclo de vida e impacto ambiental.

Atualmente, seis turbinas Trent XWB estão sendo testadas e estão alcançando resultados melhores do que os previstos. Os testes em voo dos motores Trent XWB deverão iniciar ainda esse ano.

Mais de 1.100 motores Trent XWB já foram encomendados por 36 clientes, tornando-o o motor da família Rolls-Royce Trent com mais rápida evolução em vendas. A versão de maior empuxo do Trent XWB está prevista para funcionar pela primeira vez em meados de 2014 e para entrar em serviço em meados de 2017.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter