LAAD Security – Rede antidistúrbios contra black blocs

As forças de segurança do País passarão a contar com um novo equipamento para conter os atos de vandalismo e o quebra-quebra protagonizados pelos black blocs em manifestações: a rede antidistúrbios Tacrion. A empresa brasileira Welser Itage está trazendo a nova tecnologia da Suécia e apresenta na LAAD-2014 (feira internacional de segurança pública e corporativa), que acontece de 8 a 10 de abril, no Riocentro. Além de ser uma rede de isolamento compacta, móvel e leve, ela oferece proteção contra projéteis e coquetéis molotov.

 
A rede antidistúrbios chega ao Brasil para substituir as cercas de ferro que têm sido usadas pelas polícias – em situações de protestos e distúrbios urbanos – para proteger prédios públicos, como assembleias legislativas, câmaras de vereadores, sedes de governo e prefeitura, contra a invasão dos black blocs. Elas servem, também, como proteção de perímetro (para isolar ruas).
 
Feita de um tecido plástico especial ultrarresistente, capaz de suportar até nove toneladas de força, a rede é montada em módulos de 35 metros de comprimento e três metros de altura cada um, formando uma verdadeira barreira onde quer que seja colocada. Além disso, a Tacrion é facilmente montada em apenas dois minutos (por oito pessoas).
 
Outra significativa vantagem é a questão do peso. Enquanto que para carregar 100 metros de grade de ferro é preciso uma empilhadeira, 100 metros da rede podem ser levados por uma só pessoa (foto abaixo).
 
Ameaças de novos protestos
 
Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, a preocupação do Governo Federal com a segurança aumenta ante a ameaça de uma nova onda de protestos no País com a proximidade da maior competição de futebol do planeta. Como as grades de ferro já se mostraram ineficazes e, invariavelmente, não conseguem conter a fúria de manifestantes mais exaltados, que passam por cima e até as usam para atacar policiais ou arremessá-las contra o patrimônio público (fotos), a rede antidistúrbios surge como uma opção mais eficaz.
 
Portanto, as forças de segurança brasileiras passam a dispor de uma nova ferramenta para o controle dos protestos e implementação da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que tende a acabar com esse tipo de cena em protestos. A rede é mais segura, inclusive, para os próprios manifestantes.
 
A Welser Itage nasceu com o objetivo de oferecer ao mercado de defesa e segurança uma completa gama de soluções inovadoras e de alta tecnologia. Para isso, ao longo de 28 anos, a empresa se notabilizou por associar-se a empresas de reconhecida capacitação no setor, como a sueca CRD Protection (fabricante da rede antimotim), trazendo para o mercado brasileiro o que há de mais moderno no mundo, com foco primordial nas necessidades (atuais e futuras) das forças armadas e forças policiais. Dessa forma, possibilitando ao agente da lei ter acesso a equipamentos de última geração e de grande utilidade nas operações do dia a dia.
 
Rede antidistúrbios em detalhes (foto acima):
 
– Redes de isolamento compactas, leves, móveis e de fácil emprego/desmobilização;
– Alto potencial e força de absorção;
– Instalada entre diversos objetos (containers, veículos, edifícios, semáforos, etc);
– Permite a interação com o público
– Risco reduzido de ferimentos de ambos os lados (macia e flexível);
– Proteção contra projéteis e coquetéis molotov;
– Proteção de perímetro e controle de multidões.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter