IACIT – Radar Oceânico OTH é destaque

A empresa brasileira IACIT participa da LAAD Defence & Security 2017 e entre os destaques a serem apresentados estáa solução Radar Oceânico. Durante o evento, que acontece de 4 a 7 de abril, no Riocentro, será possível conhecer o sistema que está em operação no Brasil para omonitoramento marítimo.

Localizada no Pavilhão 04, estande H-64, os visitantes poderão conhecer mais sobre o primeiro Radar Oceânico do país. Instalado no sul do país, o equipamento foi desenvolvido com a mais alta tecnologia existente no mercado mundial e é aplicado tanto em projetos civis, quanto científicos ou de segurança nacional. O equipamento permite o mapeamento das correntes marítimas, detecta perigos ambientais como ressacas e tsunamis, predições de eventos críticos e pode ser usado na vigilância costeira.

O Radar é um sistema desenvolvido para obtenção das medidas de Correntes Superficiais Oceânicas através de sinais em HF (High Frequency), contemplando a mais alta tecnologia em processamentos de sinais, disponibilizando maior agilidade, precisão e exatidão nas medidas, de acordo com cada aplicação a ser utilizada.

A Plataforma Radar desenvolvida pela empresa utiliza conceitos de modularidade, permitindo a adequação de suas capacidades funcionais e operacionais, tendo sido idealizada para atender às diversas demandas relacionadas a meteorologia oceânica.

O projeto é composto por subsistemas de Transmissão e Recepção em HF, processamento de sinais e armazenamento de dados. Devido à alta tecnologia empregada, o Radar Oceânico IACIT necessita de pequenas áreas para sua instalação.
 
Sobre a IACIT

Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT vem atuando há mais de 30 anos em projetos ligados ao setor. Com a criação do Departamento de Engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento e a implantação de uma unidade fabril há cerca de 10 anos, a empresa ampliou o portfólio de produtos e serviços. Atualmente, a IACIT é a única empresa brasileira fabricante de auxílios à radionavegação aérea, e fabrica também radares meteorológicos, radares Oceânicos, radares para Vigilância Marítima – OTH, sistemas de telemetria e telecomandos e equipamentos e soluções de contramedida eletrônica aplicadas à segurança pública e defesa. Possui uma estrutura de engenharia certificada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas complexas tanto para hardware como para software estabelecida em São José dos Campos, tendo lançado recentemente produtos meteorológicos de software baseados em redes neurais artificiais (RNA) para aplicação a gestão do tráfego aéreo, proporcionando grandes benefícios para rotas e pouso de aeronaves.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter