AEL Sistemas – Ssoluções inovadoras de defesa e segurança na LAAD

No ano em que completa 35 anos de atividades, a AEL Sistemas apresenta na LAAD Defense & Security 2017 um portfólio diversificado e inovador, reforçando o compromisso da empresa em entregar ao mercado nacional produtos diferenciados e tecnologias e soluções customizadas de última geração, já reconhecidos internacionalmente.

Um dos destaques do estande da companhia é o cockpit de última geração do novo caça da Força Aérea Brasileira – Gripen NG, que integra a tela panorâmica inteligente Wide Area Display (WAD), o Head Up Display (HUD) e o Targo®, visor montado no capacete (Helmet Mounted Display – HMD). Nestas mais de três décadas de atuação, a AEL Sistemas reforça o compromisso com o atendimento às necessidades dos clientes, com a evolução da base industrial de defesa do Brasil e com a formação de profissionais brasileiros altamente qualificados para desenvolvimento de tecnologias críticas de emprego militar.

“Estamos comprometidos em fortalecer e desenvolver tecnologia de ponta para os sistemas de defesa do Brasil. Formamos e mantemos equipes de engenheiros e cientistas brasileiros altamente capacitados para desenvolver avançados sistemas e soluções de interesse estratégico para o país, mantendo o conhecimento e domínio de tecnologias em mãos brasileiras. Nossa participação em projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen NG, KC-390, Guarani e SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – demonstra o importante avanço que realizamos no setor”, ressalta Sergio Horta, presidente da AEL Sistemas.

Inédito ao público, a AEL apresenta o “Terrain Following”, sistema de guiagem por acompanhamento de relevo, que possibilita voos táticos de baixa altitude seguindo o contorno do relevo de maneira segura. O desenvolvimento do sistema contou com o apoio da FINEP e, neste projeto, centenas de horas de voo reais e em ambientes simulados já foram realizadas, comprovando o sucesso deste inovador projeto brasileiro.

Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs)

Outro destaque do estande é a linha de produtos de aeronaves remotamente pilotadas (ARPs), desde o Skylark®, ARP de categoria 1 para emprego tático, passando pelo Hermes® 450, até o Hermes® 900, aeronave de categoria 4 para emprego estratégico, sendo que estas últimas estão em operação pela Força Aérea Brasileira.

Sistemas optrônicos

Também serão exibidos os sistemas eletro-ópticos para missões especiais, como o Spectro® XR, sistema multiespectral e infravermelho de longo alcance que pode ser instalado em diversos tipos de plataformas, bem como o CORAL-CR, um avançado binóculo de visão termal com apontador laser, que pode ser utilizado em missões de inteligência, vigilância, reconhecimento e aquisição de alvos, um dos sistemas adotados pelo Exército Brasileiro no programa SISFRON. Estes equipamentos do projeto SISFRON estão sendo fabricados na nova linha de produção de eletro-ópticos da AEL Sistemas, em Porto Alegre.

C4I e Comunicações

A AEL também vai apresentar produtos e tecnologias na área de Comando, Controle, Comunicações, Computação e Inteligência (C4I) para as Forças Armadas, tanto para o combatente individual quanto para sensores e sistemas de armas. Entre as soluções apresentadas, está um sistema integrado de última geração para o projeto Combatente Brasileiro (COBRA), com destaque para o Raptor® – computador individual do soldado, e eletro-ópticos de visão termal, que ampliam a consciência situacional, a letalidade e a sobrevivência do combatente.

O sistema é modular e adequado aos diferentes tipos de cenários, possuindo alto grau de similaridade com equipamentos já fabricados pela empresa. No segmento de comunicações militares, a AEL vai apresentar a família de rádios HF, VHF e UHF, de aplicação tática e veicular, de longo alcance, e para enlace de dados para plataformas aéreas. Os equipamentos apresentados são Rádios Definidos por Software (RDS), que permitem maior flexibilidade e segurança para as comunicações militares.

Treinamento e Simulação

Treinamento e Simulação é outra área de grande foco da AEL Sistemas e a empresa irá expor o portfólio de produtos para treinamento terrestre e aéreo nos segmentos de simulação Viva, Virtual e Construtiva (LVC). No estande, será mostrado o conceito de Centro de Treinamento de Missão, cujo foco operacional é o preparo tático e técnico. Além disso, será apresentado o LCTS (Live Combat Training System), sistema tático de treinamento e simulação viva baseado em sensores e emissores laser para tropas a pé e plataformas terrestres.

10 anos do programa ASH

Este ano a empresa celebra os 10 anos do programa ASH (Avionics Software House), que enviou a primeira turma de engenheiros da AEL Sistemas a Israel com o objetivo de obter capacitação nas áreas críticas de desenvolvimento de software e, em estágios subsequentes, em engenharia de sistemas, hardware e mecânica. O conhecimento adquirido foi essencial para a capacitação dos engenheiros e cientistas da companhia na execução de novos projetos de desenvolvimento, do programa de modernização aviônica do C-95/P-95, cujas últimas aeronaves foram entregues à FAB no final de 2016, ao atual projeto de desenvolvimento do WAD e do HUD do programa Gripen NG, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias de ponta para o país.

Serviço

Evento: LAAD Defense & Security 2017

Estande AEL Sistemas:Pavilhão 3 – O60

Data:04 a 07 de abril 2017

Horário:10h às 18h

Local:Riocentro Exhibition & Convention Center | Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca | CEP 22780-160, Rio de Janeiro / RJ, Brazil

 

Sobre a AEL Sistemas

A AEL Sistemas é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que há 35 anos dedica-se ao projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de sistemas eletrônicos militares e espaciais, para aplicações em plataformas aéreas, marítimas e terrestres. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, sistemas terrestres e sistemas para segurança pública, a empresa também participa de diversos programas da indústria espacial. Utilizando tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático, a AEL produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente. Atualmente é uma das principais parceiras das Forças Armadas do Brasil. Embraer, Helibras e INPE são alguns dos clientes da empresa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter