AOC Electronic Warfare 2015 Brazil

Durante a LAAD Defence & Security 2015, dia 16 Abril, foi realizada a Primeira AOC Electronic Warfare Brazil no espaço do Mezanino 1 do Pavilhão 2 do Riocentro.

O Encontro foi patrocinado pela Clarion Events e pela AOC (Association of Old Crows), uma Instituição internacional que reúne mais de 13.000 profissionais de inúmeros Países que trabalham com Guerra Eletrônica seja nas suas FFAA, no segmento industrial ou na área acadêmica. Pela primeira vez, no entanto, alguma atividade foi realizada no Brasil e marcou a consolidação do Capítulo Brasileiro, o Wild Parrots Roost Chapter.

De início foi lida, em português, uma carta do Presidente da AOC, Maj Brigadeiro (USAF Ret) Kenneth Israel e uma mensagem deixando claro que esse primeiro Capítulo da organização na América do Sul irá tratar de assuntos locais e, se necessário, poderá contar no futuro com agendas classificadas, apenas para cidadãos brasileiros.

Entre os palestrantes, além do internacionalmente renomado Dr Filippo Neri, autor de diversos livros sobre o assunto e Diretor Presidente da Virtual Labs, empresa italiana inovadora na área, estiveram o Brig. Crepaldi  (ex-COPAC e atual MD), o CMG Silva Mello (CGEM), os TC Magalhães (COMGAR),  TC Lester (ITA) e Roberto Gallo (COMCIBER/ ABIMDE) e representantes das empresas ELISRA, SAAB, MEDAV, ASELSAN e GEW, patrocinadoras do evento.

Na ocasião, foram homenageados alguns pioneiros da Guerra Eletrônica no Brasil:

– CMG(EN RM1) Eutiquio Calazans Jr;
– Cel Paulo Félix da Silva;
– Col Av André Luis Pierre Mattei,
– empresário Edgar Menezes (OMNYSIS), e o,
– Prof. Marbey Manhães Mosso.


Eles receberam o prêmio Coronel Humberto Oliveira, uma homenagem, também, a esse grande pioneiro da GE no Brasil.

A presença de público foi marcante e já existem planos para a realização de uma nova conferência no ano que vem.

Os que desejarem se afiliar a AOC, e consequentemente ao Capítulo brasileiro da Instituição, assim como acessar as palestras, por favor contactar o Wing Cdr (RAF Ret) John Clifford pelos emails jonclif@aol.comou clifford@crows.org   .

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter