MBDA – Domínio dos Ares e Defesa Antiaérea

Produtos da MBDA em exposição na LAAD 2015

MBDA – Domínio dos Ares –  Defesa Antiaérea Link

MBDA – SUPERIORIDADE MARÍTIMA – DOMINIO DO CAMPO DE BATALHA Link

Texto em inglês Link

Na exposição LAAD que será realizada de 14 a 17 de abril de 2015 no Rio de Janeiro, a MBDA demonstrará suas capacidades únicas para proporcionar soluções da mais recente tecnologia em armas guiadas para cada uma das Forças Armadas – Força Aérea, Marinha e Exército .

Uma especial atenção será consagrada ao míssil Meteor, o míssil ar-ar de alcance além do visual (BVRAAM, em inglês), que já foi descrito como o "Game-Changer” no domínio da superioridade aérea. Outra solução em destaque no stand é a nova geração de sistemas navais e terrestres de defesa antiaérea baseada na alta flexibilidade do míssil modular CAMM. 

Sea Ceptor / CAMM
 
O último produto da MBDA destinado à defesa antiaérea é o míssil modular CAMM, que está sendo desenvolvido para as forças armadas do Reino Unido para substituir o sistema naval Seawolf e o sistema de defesa antiaérea terrestre Rapier atualmente em serviço nas Forças Armadas Britânicas. Ademais, o míssil CAMM também servirá de base tecnológica para o desenvolvimento futuro do míssil ASRAAM.
 
O CAMM, além de ser modular e altamente versátil em suas aplicações, também oferece diversas vantagens operacionais. Por ser um sistema de lançamento suave vertical (sem ignição do motor dentro do tubo de lançamento), é muito fácil de se instalar quer seja em um novo navio, ou como um reequipamento de um navio existente, já que não necessita nenhum ajuste especial para a gestão do fluxo de saída de gases.
 
Em 2013, a MBDA obteve um contrato de desenvolvimento e produção para o sistema CAMM naval que equipará a Marinha Real do Reino Unido, agora conhecido como Sea Ceptor. Em uma primeira fase, o Sea Ceptor substituirá o VL Seawolf dos atuais navios Tipo 23 e depois será transferido às novas fragatas Tipo 26 da Marinha Real Britânica (Global Combat Ship). No ano passado o Sea Ceptor ganhou seu primeiro contrato de exportação, com a seleção do sistema pela Marinha Real da Nova Zelândia, como parte de seu programa de atualização para suas fragatas da classe ANZAC. No fim de 2014, a Marinha Brasileira se tornou o segundo cliente de exportação a selecionar o Sea Ceptor para suas futuras Corvetas classe Tamandaré.
 
O CAMM como parte do Sea Ceptor para futuras operações navais
 
Sendo um elemento do sistema Sea Ceptor, o míssil CAMM fornece às forças navais uma capacidade de defesa antiaérea de 360° com alcances superiores a 25km, contra as ameaças aéreas atuais e futuras. Não exigindo qualquer radar especial de busca/iluminador, o CAMM pode ser orientado pelo próprio radar de vigilância standard do navio para assegurar altos níveis de proteção contra diversos alvos simultâneos em alto mar e em áreas litorâneas. Pode também ser usado contra alvos de superfície. A introdução de técnicas de lançamento suave vertical (SVL) reduz a massa do sistema e permite obter uma maior flexibilidade na escolha de locais de instalação dos lançadores à bordo do navio.
 
O CAMM para futuras operações terrestres
 
Como parte de um sistema de armamento baseado em terra, o míssil CAMM fornecerá às futuras forças terrestres um equipamento de defesa aérea de zona local facilmente transportável e rapidamente instalável, que poderá operar como unidade independente ou ser integrado numa futura rede de combate. Se informações de alvo provenientes de terceiros estiverem disponíveis através da rede de combate o CAMM será então capaz de atacar alvos fora da linha de visão (NLOS). Esta característica NLOS é particularmente interessante para atacar helicópteros de ataque ocultos e mísseis de cruzeiro voando a baixa altitude e acompanhando o relevo. www.mbda-systems.com
 
Aster
 
A MBDA está associada aos principais programas mundiais de desenvolvimento em defesa antiaérea terrestre e naval. Com os mísseis Aster, a MBDA se situa na vanguarda da tecnologia, com sistemas capazes de derrotar um ampla gama de ameaças aéreas, desde aviões de combate até UAVs e mísseis de cruzeiro. Os misseis Aster demonstraram sua capacidade em numerosos disparos de teste bem sucedidos contra alvos indo desde mísseis supersônicos antinavio até mísseis balísticos. O Aster também será apresentado no stand da MBDA durante a feira LAAD.
 
Mistral MPCV: (Multi Purpose Combat Vehicle)
 
O Mistral MPCV, desenvolvido pela MBDA, foi projetado para equipar as unidades de defesa antiaérea com um sistema de misseis de baixa altura montado em veículos extremamente móvel assegurando uma excelente proteção do pessoal e um elevado poder de fogo. Este sistema beneficia de todas as vantagens do míssil Mistral, em particular sua capacidade “fire-and-forget”, assim como sua facilidade de operação, sua alta confiabilidade e sua inigualável probabilidade de destruição do alvo.
 
Apropriado para engajamentos de dia ou de noite, o sistema, que pode ser integrado em uma ampla linha de veículos blindados de alta mobilidade e compreende:
 
– uma torreta automatizada com um conjunto sensor eletro-óptico e uma metralhadora de autodefesa
– um sistema de controle do disparo
– sistemas de comunicação
 
A torreta comporta um conjunto sensor giro-estabilizado EOSS dia/térmico com telêmetro laser integrado, desenvolvido pela Rheinmetall Defence Electronics (RDE) da Alemanha.
 
O MPCV, com quatro mísseis Mistral prontos para o disparo (mais 4 munições adicionais no interior do veículo), permite a intercepção de alvos aéreos em manobras num alcance superior a 6 km e a altitudes de mais de 3.000 m.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter