COBHAM na LAAD 2013


 

Wayne dos Santos Lima
Especialista em Defesa Nacional, Segurança Pública e Empresarial

 
               
Com uma origem que remonta a 1934, quando Sir Alan Cobham fundou a Flight Refuelling Limited (FLR) para pesquisar técnicas de abastecimento ar-are tendo como lema “The must important thing we build is trust”, ou em tradução livre “O mais importante que construímos é a confiança”, a empresa COBHAM do Reino Unido também marcou presença na LAAD 2013, apresentando seu portfólio de produtos e serviços.
               
Atualmente o Grupo COBHAM oferece uma gama inovadora de tecnologias e serviços para resolver problemas desafiadores em todo mercado de defesa e segurança, desde o fundo do mar até o espaço sideral.

Além de seu serviço original de reabastecimento ar-ar, a COBHAM afirma liderar em outros ramos em que atua, como serviços de aviação, comunicação áudio, vídeo e dados, incluindo comunicações por satélite, defesa eletrônica, suporte de vida e equipamentos de missão.

Tradicional por suas tecnologias inovadoras, produtos e serviços, a Cobham se apresenta na LAAD 2013 dizendo ter ainda muito mais a oferecer.
 
Produtos e Serviços Apresentados
 
COBHAM Tactical Communicatios and Surveillance
 
Voltados para Centrais de Comando e Controle Militares, a empresa oferece um sistema completo de soluções integradas de vigilância para controle de situação em tempo real via rede e soluções de vigilância em tempo real que maximizam a proteção do continente em ação, com hardwares e softwares próprios oferecidos de acordo com a necessidade do cliente.
 
COBHAM Soluções Cidades Seguras
 
Versão civil do sistema anterior, podemos dizer que foi idealizada para os CIOSPs (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) estaduais e municipais, os mesmos que podem ser financiados através de verbas federais, desde que os prefeitos e governadores apresentem projetos ao Ministério da Justiça através da SENASP.

Deste sistema fazem parte as Soluções de Rádio IP Mesh, o Monitoramento de vídeo, Identificação, o Monitoramento e Localização, o Monitoramento de Comunicação Celular, as Câmeras e Sensores, o Monitoramento de Áudio e o software de Comando & Controle que integra todos os equipamentos, dando sentido à própria central.

A empresa ofereceu também outro software, útil tanto para os CIOSPs, no controle das viaturas e agentes, quanto para controle de frotas de empresas de transporte, o UniVue que funciona em praticamente qualquer browser que se possua, utilizando o Google Streetview e Google Earth para localizar os veículos no mapa em tempo real. Junto com o sistema de rastreamento COBHAM High Value Wireless Asset, fica praticamente impossível que um dos condutores ou agentes se desvie de sua rota pré-programada sem que a central tome conhecimento.
 
DogCam System
 
Voltado tanto para operações militares, quanto para operações de defesa civil e busca e resgate, o COBHAM DogCam System foi projetado para ser um sistema de câmeras de alta resolução operado à distância através de controles remotos e nos quais as câmeras são instaladas em um cão adestrado.

Alojados em duas bolsas estabilizadas por um cinto na parte dianteira do cão, uma bolsa contém o transmissor e a outra a bateria de fornecimento de energia para 3,5 horas de transmissão contínua de vídeo.

Para permitir missões de longa duração, as baterias são projetadas para serem intercambiáveis.

A antena de transmissão encontra-se entre as bolsas nas costas cães.

O DogCam System possui duas câmaras (uma no peito do animal e outra no ombro) de acordo com diferentes missões, havendo uma câmera opcional de capacete para ser usada na cabeça do cão.

As três câmeras são de alta resolução, baixa iluminação, e são reforçadas com IF LEDs para operações noturnas.

Caso o cão saia da linha de visão, GPS integrado fornece ao operador dados da localização do animal.

Um microfone no cinto também fornece um feedbak áudio permitindo uma consciência situacional ao operador.

Todo o equipamento pesa 2 kg e é inteiramente impermeável e projetado para atender IP68, podendo ser fornecido com mais alguns adicionais.

A apresentação do produto na feira com o auxílio de uma cadela da raça Rotweiller foi uma das atrações do evento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter