Revision no Brasil

por Alexandre Beraldi

Uma das gratas surpresas que tive na LAAD 2011 foi encontrar um estande da Revision Eyewear e descobrir que esta linha de óculos táticos está agora disponível no Brasil, através da Welser, que tem trazido grandes nomes do mercado internacional para o mercado brasileiro, facilitando o acesso dos militares, policiais e demais membros de instituições ligadas às atividades de defesa e segurança pública ao que há de melhor em termos de equipamento para o desenvolvimento de suas atividades.

A Revision Eyewear é uma empresa de renome mundial, que produz aqueles que considero hoje os melhores óculos táticos disponíveis no mercado. Para mim realmente é difícil falar de forma imparcial acerca destes produtos, visto que os utilizo há anos em atividades profissionais ligadas à área policial, bem como no tiro desportivo. De fato, possuo um Revision Sawfly que utilizo desde 2005 nas mais diversas atividades ligadas ao tiro e em treinamento, o qual se encontra ainda como novo, apesar dos inúmeros abusos a que foi submetido por todo o território nacional, o que, felizmente, permitiu-me esquecer dos dias em que usava aqueles óculos de tiro praticamente descartáveis, que embaçavam como vidro de porta de sauna, riscavam com o toque de qualquer estojo ejetado contra sua lentes e trincavam quando atingidos por fragmentos de jaqueta de projéteis disparados contra alvos metálicos.

Mas certamente não sou o único a ter esta opinião extremamente positiva com relação a este equipamento: o Sawfly é hoje o óculos tático de dotação do Exército dos EUA, tendo sido utilizado em combate como equipamento padrão por Unidades consagradas como a 82nd Airborne, a 101st Airborne, o 10th Special Forces, o 5th Special Forces e a 10th Montain, ou seja, pela elite das unidades de pronto emprego do exército norte-americano. É também o óculos tático padrão do exército canadense e foi recentemente adotado, juntamente com o Revision Bullet Ant, como óculos tático padrão do exército britânico.

Toda a linha de óculos táticos da Revision pode ser adquirida pela Welser, sendo que destaco os seguintes produtos, os quais já utilizei ou possuo, podendo assim atestar a aplicabilidade operacional:
 

Sawfly Military Eyewear System


Este é o primeiro produto da Revision com o qual tive contato e, como dito, já o utilizo há cerca de seis anos. Na verdade adquiri este equipamento de forma particular após assistir um vídeo em que estes óculos seguram um disparo de calibre 12 com chumbo nº 6 efetuado a 5 metros de distância. Não conheço outros óculos táticos que sejam capazes disso.

O Sistema Militar Sawfly é, como o próprio nome diz, mais um “sistema” do que um simples óculos tático, na medida em que é composto de uma armação polimérica super resistente e flexível, uma peça anatômica de borracha para o nariz e um jogo de três lentes de policarbonato de alto impacto nas cores transparente (a que mais uso em treinamentos), amarelo de alto contraste (que normalmente uso em competições) e um fumê, para emprego como óculos de sol. O que realmente acho interessante neste sistema, além da facilidade de adaptar os óculos para a atividade, horário e cenário que está sendo utilizado sem precisar abrir mão do elevado nível de proteção, é o fato de serem os únicos óculos de tiro que não incomodam quando usados com abafadores do tipo Peltor Shotgunner, que são bem apertados, bem como o fato de não atrapalharem o “check weld” em fuzis de precisão que possuem coronha com apoio para o rosto bem substancial, como o Accuracy International AE e o TRG22, os quais costumo utilizar. Um colega de profissão também gosta do sistema Sawfly por possuir como acessório um encaixe interno para lentes corretivas, o que torna este sistema de óculos táticos o seus óculos de uso diário quando em serviço. Há também uma tira elástica removível ligando a parte posterior das duas hastes que, quando devidamente ajustada, faz com que os óculos não saiam de posição, independente do quão dinâmica seja a atividade realizada.
Bullet Ant Tactical Goggle

O Bullet Ant é um óculos tático completo, totalmente vedado, que por ser extremamente flexível, se adapta perfeitamente ao contorno do rosto, permitindo uma visão clara em ambientes com muito vento ou poeira. Seu baixo perfil não atrapalha o uso conjunto com abafadores, equipamentos de comunicação e com capacetes, nem mesmo com o “trambolhoso” PASGT, podendo ser utilizado também em conjunto com óculos de visão noturna. A tira elástica que faz sua fixação ao usuário é bem longa, permitindo seu uso ao redor da cabeça ou ao redor do capacete, sendo que ela vem equipada com um sistema de ajuste rápido que facilita em muito certas transições. O Bullet Ant tem também como acessório opcional o encaixe interno para lentes corretivas, sendo que todo o entorno das lentes de policarbonato de alto impacto, que também são facilmente substituíveis e disponíveis nas três cores já citadas, possui orifícios de ventilação para evitar o embaçamento das lentes. Estes orifícios de ventilação possuem ainda uma fina camada de espuma que funciona como um filtro, impedindo que até o grão de areia mais fino na mais forte tempestade atinja o globo ocular.

Na minha atividade profissional, uso o Bullet Ant quando opero em embarcações do tipo “voadeira” nos rios, bem como nos Flexboat no mar, usando ainda nas raras vezes em que participo de operações embarcadas em helicóptero. Como o uso mais em ambientes quentes e úmidos, retirei as espumas dos orifícios de ventilação, o que torna ainda mais improvável o embaçamento das lentes.
 

Hellfly Ballistic Sunglasses


Como o nome sugere, são os óculos de sol da Revision com proteção balística, ou seja, um óculos de sol com desenho e estilo similares aos óculos de sol modernos, porém feito com uma armação polimérica de alta resistência e uma lente de policarbonato de alto impacto, num conjunto que oferece a mesma resistência de um Sawfly. Ou seja, você pode se vestir com estilo e ainda proteger seus olhos de disparos de calibre 12…

O Hellfly está disponível em várias combinações de cores de armação e lente, tal qual seus similares “civis”. Possuo um com armação preta e lentes pretas que uso diariamente para tudo, seja trabalho na cidade, passeando na praia, pilotando motocicleta, etc.
Desert Locust Goggle System

O Desert Locust é um óculos tático com características similares ao Bullet Ant, mas com melhor performace ocular pois, como possui uma lente única e de grandes dimensões, permite um campo de visão maior e totalmente desobstruído. Apesar de ser grande, pode ser usado tranquilamente com um capacete PASGT, bem como com sistemas de comunicações e abafadores de ruído. Não possuo um exemplar deste modelo, por achar que tem um apelo mais “militar”, de uso diário em situações extremas, o que não é minha realidade, mas tive a oportunidade de utilizá-lo durante um treinamento realizado no exterior, que comprovou na prática todas suas qualidades.

Aos colegas militares, policiais e afins: protejam seus olhos, são dois, mas cada um deles é extremamente importante.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter