FAB na LAAD

Entre os dias 12 e 15 de abril, o Rio de Janeiro será sede da oitava edição da Latin America Aero & Defence (LAAD), maior feira de Segurança e Defesa da América Latina. Com a presença de delegações de 53 países e 600 expositores no Riocentro, a LAAD 2011 deverá receber mais de 20 mil visitantes, que poderão conhecer os principais projetos da Força Aérea Brasileira.
 
Os destaques na área de aviação começam já nesse sábado (9 de abril). Um helicóptero AH-2 Sabre do 2°/8° GAV sairá da Base Aérea do Galeão com destino ao Riocentro, onde ficará exposto na área externa durante toda a LAAD 2011. No sábado e no domingo o Rio de Janeiro também será sobrevoado pelos três helicópteros EC-725 da Marinha, Exército e FAB, que participam da feira.
 
A FAB participa do evento com uma comitiva composta por mais de 200 militares de diversas áreas, como aviadores, engenheiros, intendentes e de funções de apoio. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, tem presença confirmada, ao lado de outros Oficiais Generais. A FAB terá um estande de 60 m² , onde o público poderá conhecer projetos como os foguetes 14X e VSB-30, além do míssil MAA-1B.
 
Na área externa, estará montada uma Unidade Celular de Intendência (UCI), que mostrará na prática a estrutura que a Força Aérea Brasileira dispõe para atuar no campo de batalha, como alojamentos, estrutura de apoio médico e fornecimento de alimentos. A UCI incluirá também o Módulo de Alimentação a Pontos Remotos (MAPRE), unidade desenvolvida a partir dos conceitos de pronto-emprego e de segurança alimentar para as tropas em campanha com capacidade de ser transportada por aviões. Na LAAD, o MAPRE fornecerá mais de 100 refeições diárias para os militares da FAB que participam da feira.
 
A programação da LAAD 2011 envolve ainda o III Seminário de Defesa, que contará com palestrantes das FAB. Entre os principais temas debatidos, estarão os Veículos Aéreos Não-Tripulados (VANTs), simuladores de voo, transferência de tecnologia e a participação da FAB no Programa Espacial Brasileiro.
 
Além da Força Aérea, a feira também incluirá exposições da Marinha, do Exército e do Ministério da Defesa.  Participam também empresas que têm parceria com a Força Aérea Brasileira, como a Embraer, Helibrás e Mectron. São esperadas novidades para projetos como o KC-390.
 
Caso esteja interessado em cobrir a exposição da FAB na LAAD 2011 ou entrevistar militares, o senhor deverá entrar em contato com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica por meio dos telefones (61) 3966-9639 / 9640 ou e-mail imprensa@fab.mil.br.
 
Contamos com a sua presença.
 
Atenciosamente,
 
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
 
Palestrantes da FAB no III Seminário de Defesa
 
Dia 12/04 – 15h30
Tema: Aeronáutica e o Programa Espacial: A importância Estratégica do Domínio da Tecnologia Espacial
Participante: Brigadeiro-Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)
 
Dia 13/04 – 10h50
Tema: Prospecção Tecnológica. Ciência, Tecnologia e Inovação na Estratégia Nacional de Defesa.
Participante: Major-Brigadeiro-do-Ar Álvaro Knupp dos Santos, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa
 
Dia 14/04 – 14h10
Tema: Sessão e Painel de Debate – Legislação e Regulamentação para uso de Veículos aéreos não-tripulados
Participantes: Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Engenheiro Flávio Araripe, Coordenador do Projeto VANT do DCTA
 
Dia 15/04 – 11h10
Tema: O foguete de sondagem com tecnologia 100% nacional e sua comercialização para outros países. Discutindo os desafios, aplicações e expectativas.
Participante: Brigadeiro-Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel, Vice-Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço do DCTA
 
Dia 15/04 – 15h20
Tema: Os benefícios dos simuladores de voo na capacitação de pilotos da FAB.
Participante: Coronel Aviador Raimundo Nogueira Lopes Neto, Chefe da Divisão de Estudos e Avaliações do Comando-Geral do Ar
 
Fonte – FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter