Esquadrão Zeus comemora aniversário e realiza a Segunda Ordem do Millennium

Tenente Flávia Rocha

A cerimônia alusiva ao aniversário de 60 anos de ativação do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa e à Segunda Ordem do Millennium aconteceu nessa quarta-feira, 1º de dezembro, na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, dentre outras autoridades civis e militares.

Na solenidade, o Cálice do Olimpo foi entregue aos pilotos da segunda turma da aeronave KC-390 Millennium. Além disso, ocorreu a entrega da distinção de Zeus Honorário da Ordem do Millennium. A homenagem foi criada para reconhecer aqueles que contribuíram para o processo de implantação, desenvolvimento, e atuação operacional da aeronave KC-390 na Força Aérea Brasileira (FAB).

O Presidente da República recebeu o cálice e a carta-símbolo de Zeus Honorário. Foram sagrados, ainda, como Zeus Honorário o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante de Preparo e Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida; e o Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic.

Aniversário do 1º GTT

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT – Esquadrão Zeus) foi criado como unidade aérea de combate com a missão de assegurar o transporte aéreo das unidades aeroterrestres do Exército Brasileiro, tendo seu comando efetivamente ativado em 15 de junho de 1961, por meio de portaria assinada pelo Ministro da Aeronáutica, Gabriel Grun Moss.

Considerando o seu extenso histórico de relevantes serviços prestados à sociedade brasileira, a Unidade Aérea comemora neste ano o seu sexagésimo aniversário e se consagra na nobre missão de implantar e operar mais um vetor estratégico da Força Aérea Brasileira: o KC-390 Millennium.

Recebimento do 5º KC-390

A oportunidade também marcou o recebimento da quinta aeronave KC-390 Millennium – FAB 2857, incorporada nessa quarta-feira à frota da FAB. O multimissão será operado nas mais diversas missões em todo o Brasil e até no exterior, a exemplo das outras quatro aeronaves KC-390 que já demonstraram sua grande capacidade, principalmente no transporte de insumos e materiais durante a Operação COVID-19.

No evento, o Presidente da República batizou, com garrafa de espumante, a aeronave KC-390 FAB 2857, acompanhado do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronáutica. “É uma honra muito grande estar aqui em mais um momento que marca a história da Força Aérea Brasileira, equipando-se e renovando a sua frota. Ainda mais que vem de tecnologia 100% brasileira. Isso é muito bom para todos nós”, enfatizou o Presidente Bolsonaro.

O Comandante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Tenente-Coronel Aviador Marcell Barros de Paula, ressaltou a contribuição dos militares do Esquadrão ao País, em especial durante a Operação COVID-19. “Levamos nas nossas asas os equipamentos, suprimentos e itens de saúde tão esperados para a proteção do bem mais precioso de uma nação: o seu povo. Tenho certeza de que os resultados desse suporte, de ter contribuído para a preservação de vidas diante de tamanho sofrimento, ficarão marcados na memória de cada um dos incansáveis guerreiros que tripularam o KC-390”, frisou.

Fotos: Sargento Müller Marin/CECOMSAER  – Vídeo: Suboficial Nery/CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter