Com balanço positivo, KC-390 conclui participação no Exercício Culminating

Missão cumprida com sucesso. Essa é a avaliação da primeira participação do KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) em um Exercício Operacional Internacional. As conquistas inéditas do KC-390 aconteceram em Louisiana, Estados Unidos, entre os dias 12 de janeiro e 05 de fevereiro, durante o Exercício "Culminating". As principais imagens do treinamento podem ser conferidas no álbum do Flickr da Força Aérea Brasileira e nos vídeos no canal da FAB no Youtube.

O treinamento em conjunto com o Exército Americano, Exército Brasileiro (EB) e Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres.

De acordo com um dos um dos integrantes da tripulação do KC-390, Major Aviador Bruno Américo Pereira, a sensação é de dever cumprido “Nós conseguimos fazer os voos de acordo com o planejado, realizando também a missão de lançamento de paraquedistas, com o C-17 e C-130 da Força Aérea Americana. Agora nós vamos continuar a formação e desenvolvimento doutrinários da aeronave”, comenta.

Com um balanço positivo da participação no Exercício "Culminating", o KC-390 cumpriu etapas fundamentais para o processo de implantação da aeronave, tais quais: a conclusão da primeira participação em um treinamento com cenários militares e objetivos referentes às práticas de combate, a realização do lançamento de paraquedistas com uma tripulação 100% composta por tripulantes da Força Aérea Brasileira e a participação em um voo de formatura tática com aeronaves militares já consagradas.

De acordo com o Capitão Aviador Anderson Dias Santiago, uma aeronave em fase de implantação traz muitos desafios. “Nós estamos ampliando as nossas capacidades e pudemos colocá-las em prática no Exercício 'Culminating'. Então, para nós foi um ganho muito grande. Nós temos trabalhado há alguns anos no desenvolvimento de técnicas e práticas e esses procedimentos foram muito bem executados durante o treinamento”, destacou.

“Temos a convicção de que a nossa aeronave é muito capaz e estamos prontos para participar de qualquer exercício que venha a acontecer”, complementa o Capitão Santiago.

KC-390

O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.

A participação do KC-390 em treinamentos como o exercício "Culminating" é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390 são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos, o que também possibilita o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.

Fotos: Sargento Bianca Viol / CECOMSAER

Confira o vídeo:

Vídeo: Suboficial Barros / CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter