COBERTURA ESPECIAL - KC-390 - Aviação

12 de Junho, 2020 - 10:00 ( Brasília )

KC-390 Millennium realiza primeiro transporte de radar móvel

Missão foi feita por meio do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus

Fonte: Ala 2, por Tenente Barbara
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Letícia Faria
Revisão: Tenente-Coronel Denys

Fotos: 1° GTT

O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, sediado na Ala 2, em Anápolis (GO), realizou nesta quarta-feira (10), o transporte de um radar móvel de defesa aérea TPS-B34 do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle (4º/1º GCC) – Esquadrão Mangrulho, sediado em Santa Maria (RS). A missão foi realizada com a mais nova aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira: o KC-390 Millennium.

O objetivo da missão foi desdobrar o equipamento, cujo transporte é realizado em módulos, permitindo operá-lo em outra localidade. A mobilização do TPS-34B explora o princípio da surpresa como consequência da velocidade, característica de Força Aérea, demonstrada pelo desempenho da aeronave KC-390. Assim, é possível aumentar a vigilância do espaço aéreo com maior rapidez e eficiência por meio do desdobramento rápido e maciço desse radar em áreas de interesse.

O Comandante do 1° GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz realiza a primeira missão do KC-390 Millennium no transporte do radar e explica que passa a ser atingido um novo nível de mobilidade, já que a velocidade e as capacidades do vetor permitem diminuir o tempo de resposta, oferecendo maior prontidão.

Conforme o Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, a Força Aérea Brasileira (FAB) está engajada na integração do território nacional e enaltece a capacidade do KC-390 Millennium. “A aeronave tem mostrado uma capacidade destacada em todas as missões a ela destinada”, completa.  

Os tripulantes do avião multimissão da FAB, KC-390 Millennium, estão em instrução de operação da aeronave. A missão de transporte de material foi feita em aproveitamento, havendo a participação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) no acionamento da missão de Transporte Aéreo Logístico, e do Comando de Preparo (COMPREP), responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes.


Missões conjuntas

O Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4°/1° GCC), Esquadrão subordinado ao 1° GCC e responsável pela missão, realizou também o transporte terrestre de outros equipamentos, cumprindo a sua função primordial de instalar e operar um Centro Diretor Aerotático (CDAT) deslocado. Além desta capacidade, esta será a primeira vez em que um esquadrão do 1° GCC utilizará a nova torre do sistema TPS-B34 em terreno não preparado, proporcionando ainda maior capacidade de emprego de seus meios.

“A utilização do sistema radar TPS-B34 é de extrema importância para garantir a segurança e defesa do espaço aéreo brasileiro. Evidenciamos também a eficiência e dinâmica dos esquadrões subordinados ao 1° GCC, nas missões de deslocamento. Com certeza essa é uma data histórica para a Força Aérea, comprovando sua capacidade de pronta-resposta e mobilidade de seus meios.”, afirmou o Comandante do 1° GCC, Tenente-Coronel Aviador Oscar Vinícius Pisco Rocha da Silva.

KC-390 Millennium integra Aviação de Transporte

A Força Aérea comemora, nessa sexta-feira (12), o Dia do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte. E é durante este mês que a Instituição receberá o terceiro KC-390, além de preparar mais uma turma de pilotos e mantenedores da aeronave multimissão. “No dia primeiro de junho iniciamos a formação da segunda turma de pilotos e mantenedores de KC-390 Millennium. Desta forma, até o ano que vem esses militares estarão preparados para cumprirem as missões em prol do nosso país”, finaliza o Comandante da Ala 2.






VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Brasil - EUA

Brasil - EUA

Última atualização 12 AGO, 14:00

MAIS LIDAS

KC-390