KC-390 – Rockwell Collins Apresentou Software Aviônica Basica em Farnborough

Nota DefesaNet

Indicamos a reportagem – KC-390 – EMBRAER fez Avant-Premiére em Farnborough Link

O Editor

A Rockwell Collins apresentou pela primeira vez na Feira de Farnborough o software da aviônica básica do KC-390 utilizando a ferramenta VAPT (Virtual Avionics Procedures Trainer) para essa demonstração. O VAPT é um treinador de procedimentos de cockpit que permite a familiarização da tripulação com as diversas opções de configuração das informações de missão nos displays da aeronave, como a página de navegação, FMS (flight management system), EICAS, sinóticos, entre outros, e que são gerenciados pela aviônica básica da aeronave.

Os visitantes do espaço KC-390 em Farnborough puderam verificar a facilidade de acesso às informações críticas de voo, bem como a simplicidade de uso dos menus e comandos e acesso, bem como a flexibilidade de configuração das diferentes páginas nas cinco telas multifunção, com a tripulação podendo optar por uma configuração tela cheia, meia tela ou um quarto de tela, que podem ser melhor ajustadas de acordo com a fase da missão.

O VAPT é um dos produtos da empresa para o mercado de simulação e treinameno, que possui uma ampla gama de produtos, fornecendo desde geradores de imagem até sistemas de simulação completos para aeronaves como o KC-135 e KC-10.

A aviônica Pro Line Fusion é um produto de última geração, já operacional operacional em aeronaves da aviação executiva, como o Legacy 500 da Embraer, e também comercial, como o Boeing 787, e que está sendo customizada para uma palicação militar pela primeira vez no KC-390.

O sistema possui uma interface intuitiva, facilitando a interação homem máquina e reduzindo a carga de trabalho da tripulação, aumentando assim a consciência situacional. As 5 telas de 15 polegadas de alta resolução permitem que a tripulação tenha fácil acesso às informações necessárias para o cumprimento das mais variadas missões, e podem também ser configuradas da forma mais adequada para as diferentes fases da missão. O sistema é também totalmente compatível com as mais avançadas normas de CNS/ATM em vigor na atualidade.


 

Área da Rockwell Collins no Espaço KC-390 na exposição de Farnborough


 

 

Nota

DefesaNet e o Jornal O Globo realizaram dois Hangouts nos dias 4 e 5 de Junho de 2014. Os links das transcrições e do vídeo seguem:

KC-390 E O SALTO QUALITATIVO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA – Participação FAB I

a – Transcrição Link
b – Vídeo Link

KC-390 E O SALTO QUALITATIVO DA INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA – Participação EMBRAER Defesa & Segurança II

a – Transcrição Link
b – Video Link

Leia também  Exclusivo – Entrevista com Paulo Gastão, Diretor do Programa KC-390 – DefesaNet Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter