Parlamentares conhecem projeto do avião KC-390

Senadores e Deputados Federais conheceram nesta sexta-feira (19/4) o projeto do KC-390, aeronave de transporte que a partir de 2016 vai entrar em operação na Força Aérea Brasileira e que já é vista pelas empresas do setor como um provável sucesso de exportações.

Os parlamentares integrantes das Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, da Comissão Mista de Orçamento, das Consultorias de Orçamento, Fiscalização e Controle da Câmara e do Senado, acompanhados de assessores parlamentares, visitaram o modelo real do KC-390 construído pela Embraer em São José dos Campos (SP), onde acontece o desenvolvimento do jato, o maior já projetado no país.

"A competência, a segurança e a tecnologia de ponta que o Brasil está desenvolvendo com o KC-390 é um exemplo para o mundo inteiro", afirmou o Deputado Hugo Napoleão, que disse ter ficado impressionado com o que viu. "O KC-390 é um exemplo de aeronave que vai servir para as Forças Armadas e vai servir para o Brasil mostrar lá fora a sua capacidade", completou o Deputado Pastor Eurico. Foi feita ainda a visita ao simulador de voo da aeronave e ao projeto da planta industrial em Gavião Peixoto (SP). A visita foi coordenada pela Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica (ASPAER), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e Embraer.

Até agora, o Brasil já investiu 3 bilhões no contrato com a Embraer para o desenvolvimento da aeronave de acordo com os pré-requisitos elaborados pela Força Aérea Brasileira. Por outro lado, três países já ingressaram no projeto, que vai concorrer em um mercado internacional de mais de 700 aeronaves. A FAB deve receber 28 KC-390 a partir de 2016. Os aviões vão cumprir desde missões de transporte de tropa na Amazônia até voos de apoio ao programa Antártico brasileiro.

Desenvolvimento de tecnologia

Os dois Senadores e 21 Deputados Federais também visitaram o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica. Ali tiveram a oportunidade de conhecer os desenvolvimentos realizados no âmbito do projeto espacial brasileiro.

A Deputada Perpétua Almeida elogiou as iniciativas. "A própria presidenta Dilma tem dito que investir em defesa é investir em tecnologia, em transferência de tecnologia, investir em inovação, investir em educação, é investir na soberania de um país", explicou.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter