PMSP – Êxito do Workshop de Inteligência de Ordem Pública


A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Centro de Inteligência da Polícia Militar, realizou, no dia 15 de setembro, o WORKSHOP DE INTELIGÊNCIA DE ORDEM PÚBLICA.

O WORKSHOPDE INTELIGÊNCIA DE ORDEM PÚBLICA integrou o calendário das comemorações do “Dia do Profissional de Inteligência” e do 6º Aniversário de Criação do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O evento muito concorrido e que teve sua lotação esgotada tão logo foi anunciado o evento. A plateia teve uma presença qualificada com a presença de membros além da Polícia Militar de SP, de outras organizações congêneres e de membros dos poderes judiciário.

Os organizadores do Evento projetaram o evento com o propósito de estabelecer um ambiente para compartilhamento de experiências e conhecimentos e também produzir subsídios que contribuam para a sedimentação da Doutrina de Inteligência em Segurança Pública e para o reconhecimento da importância dessa atividade para o exercício das ações de polícia, primordialmente, na preservação e manutenção da ordem pública.

Os palestrantes foram os especialistas:

Coronel EB Fernando Montenegro – Professor Universitário, Consultor, Jornalista, Palestrante Internacional, Comandante da Ocupação do Morro do Alemão e Penha e autor do Livro “Comando Verde”, que desenvolveu o tema: “Narcopopulismo e Black Spots – os artifícios do narcotráfico para obter apoio da população de comunidades de territórios não governados e que se constituem em redutos criminais”.

A sua descrição das atividades dos chamados “Black Spots” onde o Estado não tem controle no ambiente do Rio de Janeiro trouxeram uma descrição da complexa realidade vivida naqueles pontos. A interação das atividades ilícitas com o dia a dia das comunidades torna altamente complexa operações nestas regiões.  
 
Drº Fábio Costa Pereira – Procurador de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, membro do Conselho Superior do órgão, Especialista em Inteligência Estratégica pela ESG, Palestrante do Tema de Inteligência de Segurança Pública a diversos públicos e instituições, Presidente da Associação Brasileira de Inteligência e Contrainteligência (ABEIC – http://www.abeic.org.br/ ) que desenvolveu o tema: “Sociedade Civilizada versus Sociedade Incivilizada – numa face sombria da sociedade está sendo gestado o ovo da serpente do terrorismo e do crime organizado. Nesse contexto a atividade de Inteligência tem papel vital para a sociedade”.

O evento teve o  encerramento pelo Comandante da PMSP Coronel Ricardo Gambaroni. Também a presença do Cel Severo ex-diretor do Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado de São Paulo atualmente é dirigido pelo Coronel Castilho.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter