Multilateralidade e guerra na Ucrânia dominam 1º dia de debates na Conferência de Segurança Internacional do Forte

20ª EDIÇÃO DO MAIOR FÓRUM DE SEGURANÇA INTERNACIONAL DA AMÉRICA LATINA RECEBE AUTORIDADES DA AMÉRICA LATINA E EUROPA. AMANHÃ O EVENTO TERÁ MAIS DOIS PAINÉIS QUE PODEM SER ASSISTIDOS NA INTERNET

Com três painéis em que foram debatidos os papéis da América Latina e da Europa no processo de reorganização política no mundo, começou nesta quinta-feira, dia 1º, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a XX Conferência de Segurança Internacional do Forte, o maior fórum de segurança internacional da América Latina. O evento completa 20 anos nesta edição, cujo tema é A Ordem Global em transformação: diante da Tempestade Perfeita”

Iniciativa da Fundação Konrad Adenauer (KAS-Brasil) em parceria com o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) com apoio da Delegação da União Europeia no Brasil, o evento reúne autoridades, diplomatas, representantes das forças armadas e acadêmicos da América Latina e Europa para debater os desafios na busca por uma ordem internacional justa e pacífica.

A necessidade de reconstrução das organizações multilaterais para torná-las mais eficazes na mediação de conflitos e no combate a ameaças autocráticas foi defendida pelos quatro participantes do primeiro painel: o Secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Carlos Márcio Cozendey; o Ministro da Defesa do Uruguai, Javier García Duchini; o Secretário-Geral Adjunto e Diretor Político do Serviço Europeu de Ação Externa, Enrique Mora; e o Presidente do Serviço Federal de Inteligência da Alemanha, Bruno Kahl. 

“As tempestades perfeitas não demandam necessariamente capitães perfeitos, mas bons capitães guiados por valores corretos. Os da liberdade, da democracia e do respeito ao direito internacional e aos Direitos Humanos são os que devem nos orientar nesse momento”, opinou Garcia Duchini, manifestando o desejo de que o multilateralismo não seja um ambiente apenas de declarações, mas também de ações concretas para promover a paz.

O painel, denominado “Qual o papel da América Latina e da Europa na Ordem Global em transformação?”, foi mediado pela jornalista Leila Sterenberg, especializada em política internacional. Entre os desafios atuais aos organismos multilaterais, a guerra na Ucrânia foi citada – e condenada – de forma unânime. 

As discussões sobre o conflito deflagrado pela Rússia na Europa foram também a tônica do segundo painel, “Organizações internacionais diante da tempestade perfeita: o longo caminho para a paz global”, que reuniu três convidadas: Belén Martínez Carbonell, Diretora-Gerente da Agenda Global e Relações Multilaterais do Serviço Europeu de Ação Externa; Benedetta Berti, Chefe de Planejamento de Políticas no Escritório do Secretário-Geral da OTAN; Amena Yassine, Assessora do Ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil. Ele foi conduzido por Feliciano de Sá Guimarães, Diretor Acadêmico do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). 

“Este é o momento mais difícil para a OTAN desde a Guerra Fria pelo menos. Há uma guerra na Europa. E é preciso deixar claro que é uma guerra, não uma crise. Não há equivalência entre as partes”, avaliou Benedetta Berti.

Já o painel “Economia Global e parcerias estratégias em tempos de guerra”, o terceiro do dia, recebeu Veronique Lorenzo, Chefe da Divisão de América do Sul do Serviço Europeu de Ação Externa; Henning Speck, Conselheiro de Segurança Nacional do Grupo Parlamentar da CDU/CSU no Parlamento Federal Alemão, com mediação de Roberto Jaguaribe, Embaixador do Brasil na Alemanha e Conselheiro do CEBRI. As novidades nas negociações em torno do acordo entre União Europeia e Mercosul, bem como sua relevância no conturbado cenário atual, estiveram no centro dos debates. 

“As relações entre América Latina e União Europeia são sólidas. A UE é, de longe, quem mais investe aqui. Elas precisam ser revitalizadas em temas como o clima, por exemplo”, explicou Veronique Lorenzo, lembrando que o acordo em negociação é moderno e não envolve apenas a abertura econômica.  

Nesta sexta-feira, dia 2, haverá mais dois painéis. “A Ordem Global em transformação na era da Inteligência Artificial: desafios e perspectivas” terá como convidados Miriam Wimmer, Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados; Serap Güler, Deputada eMembro do Comitê de Defesa do Grupo Parlamentar da CDU/CSU no Parlamento Federal Alemão, e Juha Heikkilä, Conselheiro para Inteligência Artificial na Direção‑Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias da Comissão Europeia. Já “Rivalidade Sistêmica: autocracias versus democracias na segurança internacional?”, receberá o ex-embaixador e ministro da Fazenda, Rubens Ricupero; a Vice-Presidente da Subcomissão para Segurança e Defesa do Parlamento Europeu, Rasa Juknevičienė; e o Pesquisador Sênior do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Andrés Malamud.

Para assistir a XX Conferência do Forte via internet, basta acessar o link: https://forte.avscvirtual.com.br/original/ . A transmissão online e gratuita será em tempo real com tradução simultânea em português, espanhol, inglês, alemão e LIBRAS.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter