Sistema de Guerra Eletrônica Scorpius

A Israel Aerospace Industries (IAI) tem o prazer de revelar a família Scorpius de sistemas de Guerra Eletrônica (EW). Scorpius é o primeiro sistema de guerra eletrônica (EW) do mundo capaz de validar, simultaneamente, várias ameaças, em frequências e em diferentes direções.

O Scorpius é baseado na tecnologia Active Electronically Scanned Array (AESA), que oferece uma inovação no desempenho de EW – permitindo uma nova geração de recursos de guerra eletrônica.

Com a capacidade de feixe múltiplo da AESA, o Scorpius pode escanear, ao mesmo tempo, toda a região circundante em busca de alvos e implantar feixes estreitamente focados para interferir com várias ameaças em todo o espectro eletromagnético.

O sistema é capaz de atingir uma variedade de ameaças, incluindo: UAVs, navios, mísseis, links de comunicação, radares de baixa probabilidade de interceptação (LPOI) e muito mais. O Scorpius neutraliza, efetivamente, a operação de seus sistemas eletromagnéticos, incluindo radares, sensores eletrônicos, capacidades de navegação e comunicações de dados.

O avanço tecnológico do Scorpius é caracterizado pela sensibilidade do receptor e potência de transmissão (ERP) sem precedentes, excedendo em muito os sistemas EW legados. Isso permite que o Scorpius detecte várias ameaças, de diferentes tipos, simultaneamente, a partir de distâncias drasticamente maiores, e enfrente cada ameaça com uma resposta personalizada.

Scorpius está disponível em vários domínios:

Versão Terrestre: Scorpius G é um sistema EW terrestre projetado para detectar e neutralizar ameaças aéreas e terrestres. O Scorpius G é um sistema móvel e pode ser implantado rapidamente por veículo. O Scorpius G representa uma nova categoria de sistemas de defesa aérea: defesa aérea "soft-kill", que cria uma cúpula eletrônica de proteção acima de um amplo setor geográfico para neutralizar uma ampla gama de ameaças modernas.

Versão Naval: Scorpius N (naval) é um sistema EW dedicado à defesa de navios contra ameaças avançadas na arena marítima, incluindo: mísseis de cruzeiro anti-navio Over-the-Horizon, veículos aéreos de combate não tripulados (UCAV) e radares de imagem aerotransportados. O alcance extremamente alto do Scorpius fornece detecção precoce e direcionamento de ameaças, o que é essencial para uma proteção eficaz no domínio naval.

Versão Aérea: Scorpius SP – um pod de autoproteção para aeronaves de combate, e o Scorpius SJ, um bloqueador que neutraliza as operações eletromagnéticas aéreas e terrestres inimigas em um amplo setor.

Versão de Treinamento: Scorpius T (treinamento), revelado no mês passado, oferece treinamento EW para pilotos. O Scorpius T pode emular uma variedade de sistemas modernos de defesa aérea, ao mesmo tempo, a partir de uma única plataforma. Seus recursos avançados de emulação oferecem suporte ao treinamento para aeronaves de quinta geração. Scorpius T fez sua estreia durante o exercício internacional Blue Flag 2021.

Adi Dulberg, Gerente Geral, Divisão de Inteligência, IAI: “O campo de batalha moderno depende do domínio eletromagnético para detecção, comunicação e navegação. Proteger o uso do domínio eletromagnético para nossas forças, e aí mesmo tempo negar seu uso pelo inimigo, tornou-se essencial para o sucesso no combate e para garantir a superioridade de nossas forças no campo. A nova tecnologia, desenvolvida pelos engenheiros talentosos da IAI, eleva a escala da guerra eletrônica, fornecendo recursos revolucionários para defesa eletrônica e neutralizando os sistemas inimigos".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter