F/A-18 – Apresentação

 

Cobertura Especial F/A-18 Super Hornet II
Missão América

 
Apresentação
 
O Brasil passa pelo inadiável processo de modernização e re-equipamento de suas Forças Armadas. Muito mais que uma escolha técnica de armamentos, sistemas e tecnologia, uma decisão de ordem estratégica que delineará em muito o posicionamento da política externa que o País adotará pelas próximas décadas.
 
Diante de um momento de tão importantes decisões, DefesaNet lança uma série de coberturas especiais no formato de Missões Internacionais aos potenciais países parceiros no suprimento de tais equipamentos e tecnologias.
 
Nesta primeira cobertura especial, Missão América, DefesaNet visitou uma das mais importantes Bases Aeronavais dos Estados Unidos, sendo a primeira equipe de jornalismo brasileiro a voar, em simulaação de combate,  o caça da Boeing, F/A-18E/F Super Hornet II, o avião de combate mais utilizado pela US NAVY na atualidade, incluindo as campanhas no Afeganistão e na Líbia, em uma missão operacional com o VFA-106 Gladiators, esquadrão responsável pelo treinamento dos pilotos da elite da Aviação da Marinha Americana, na Naval Air Station Oceana em Virginia Beach. Durante esta missão foram realizados todos os tipos de procedimentos que envolvem ações reais de combate aéreo e de ataque ao solo.
 
DefesaNet também conheceu uma instalação única no mundo, a LSO School, uma escola para formação de oficiais especializados na sinalização e orientação de aproximações e pousos em porta-aviões. Uma impressionante estrutura com dimensões reais e efeitos 3D que simulam o convoo de uma embarcação de verdade, equipada com os mesmos sistemas e dispositivos empregados em uma operação no mar.
 
Visitamos a Naval Station Norfolk, a maior base naval do mundo, onde fomos convidados a conhecer um dos mais modernos submarinos nucleares Classe Los Angeles da Frota Americana, o Montpelier, e o destróier USS Truxtun, exemplos da capacidade de guerra “linkada” propiciado pelos sistemas de comunicação e integração de dados em estado da arte.
 
Para fechar com chave de ouro esta primeira cobertura especial, Missão América conheceu a linha de montagem da Boeing em St. Louis, Missouri, das aeronaves F-15 Eagle e Silent Eagle, e especialmente a do F/A-18E/F Super Hornet II e sua versão especializada em guerra eletrônica, o EA-18G Growler.
 
Esperamos que os leitores voem junto com o piloto Vianney Gonçalves Jr  nos céus da Virgínia. É da VFA-106 Gladiators a aeronave F/A-18 D, que acidentou-se no dia 06 de Abril,caindo em um bairro da cidade de Norfolk, felizmente sem vítimas fatais.
 
A Cobertura Espeial F/A-18 Super Hornet tratará da visita à NAS Oceana, o voo, análise e a visita à Boeing, em Saint Louis, Missouri.
 
O Editor

Link para a primeira Matéria F/A-18 – Do simulador no Brasil aos céus da América

CDR John “Gabby” Wise, CSFWL Operations Officer; Lt CDR Tommy “Schmoopy” Poulter, SFWSL Safety Officer; Jornalista Vianney Jr, Editor DefesaNet, Nelson Düring; CAPT  Paul Gronemeyer, Commodore CSFWL; CDR Scott “Sack” Knapp, Commanding Officer VFA-106 Gladiators; CDR Robert “Weeds” Wedertz, OIC LSO School. Defesanet é agradecida a fidalga e calorosa recepção em Oceana por todos os seus integrantes e o apoio para esta cobertura. Em especial a Mike Maus, Public Affairs Officer, Naval Air Force Atlantic, US Navy,  e seu auxiliar o graduado Scott.

Unidades
O VFA-106 Gladiators
SFWL – Strike Fighter Wing Atlantic
SFWSL – Strike Fighter Weapons School, Atlantic
LSO School – Landing School
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter