Segunda edição do Flying Challenge Brasil, promovido pela Airbus Foundation, é concluída com resultados positivos

A Airbus Foundation e a Helibras, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), realizaram a cerimônia de formatura da segunda edição do programa Flying Challenge Brasil, em Itajubá (MG).

O Flying Challenge é um programa de mentoria que visa melhorar a confiança dos alunos e inspirá-los a explorar carreiras na indústria aeroespacial. Nesta edição, participaram 51 alunos com idades de 9 a 11 anos da Escola Municipal Professora Isaura Pereira dos Santos.

Os nove alunos vencedores da edição deste ano foram premiados com uma viagem ao Rio de Janeiro, acompanhados de seus pais ou responsáveis, para ter uma experiência única de ‘voar’ no simulador de voo do helicóptero H225M.

Resultados positivos

Entre setembro e dezembro, os alunos participaram de aulas de matemática e português, bem como oficinas e workshops de Ciência e Tecnologia, como drones e duelos de robôs. Também tiveram a oportunidade de visitar o espaço Interciências da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) durante a orientação.

Além disso, o programa proporcionou treinamentos educacionais focados em inovação e pensamento computacional para professores e ensinou aos pais ou responsáveis técnicas de acompanhamento das rotinas escolares, visando melhorar o desempenho dos alunos na escola.

A segunda edição do Flying Challenge Brasil terminou com resultados positivos, registrando um aumento no nível de confiança dos participantes em relação ao ano passado. Os números também apontaram melhorias em suas habilidades de comunicação e racional. Além disso, 90% dos alunos recomendariam o projeto a seus amigos.

“Ao longo do programa, percebemos o fascínio das crianças pela aviação, por meio da qual demonstraram no dia a dia envolvimento e interesse pelo segmento. Para esta edição não foi diferente, pois tínhamos o desejo e meta de garantir resultados ainda melhores”, disse Ana Carolina da Silva, uma das voluntárias do programa.

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 41 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 800 helicópteros no país. É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília.

Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 — Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2018, a Helibras registrou faturamento total de R$ 567 milhões.

A Airbus Foundation, criada por Guillaume Faury, CEO da Airbus, conta com Airbus, Airbus Helicopters e Airbus Defence and Space como contribuintes e membros fundadores. A fundação é a divisão da Airbus para filantropia corporativa, usando os recursos, produtos aeronáuticos e espaciais, competências, força de trabalho diversificada e cultura de inovação do grupo para tratar de problemas sociais.

A fundação apoia, particularmente, a comunidade humanitária global e inspira e prepara os jovens para os desafios de amanhã. Desde seu lançamento em maio de 2008, a Airbus Foundation facilitou mais de 70 voos de caridade para inúmeros destinos ao redor do mundo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter