EB – Helibras entrega dois helicópteros modernizados

A Helibras inicia o mês de dezembro com a entrega de mais dois helicópteros modernizados para a Aviação do Exército. As aeronaves saíram da fábrica da empresa, em Itajubá, com destino à Taubaté, interior de São Paulo. A mais nova unidade do Fennec será destinada ao 1º BAvEx e o novo Pantera entregue ao 2º BAvEx.

Os trabalhos de modernização das aeronaves do Exército mobilizam profissionais de várias áreas da Helibras, entre eles engenheiros, processistas, equipes de manutenção, pintura, fabricação, logística, programas e outros.

Os cronogramas definidos e a cadência de entregas mantêm as equipes ocupadas e produtivas até a finalização das entregas. Até o momento, a Aviação do Exército já recebeu 14 Fennecs e 6 Panteras, totalizando 20 helicópteros modernizados com maior vida útil, segurança e capacidades para as missões.

O projeto de modernização dos Fennec contempla a instalação de novos sistemas aviônicos digitais, piloto automático, rádios Nav-Com com comunicação segura e equipamentos de missão. Entre os destaques está a instalação do braço de armamento padrão OTAN.

O dispositivo possui uma instalação no centro de gravidade da aeronave, que equilibra o peso do equipamento no helicóptero, sendo compatível com armamentos no padrão adotado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

A modernização dos AS 365, para o padrão K2, inclui a instalação dos motores Arriel 2C2CG, que proporciona incremento da potência em 40% e extensão da vida útil por 25 anos. Além disso, o projeto contemplou a inclusão de um novo piloto automático digital, equipamento de visão noturna e corta-cabos (dispositivo de proteção que evita acidentes em casos de choque com fios elétricos) e revitalização da célula.

Após o processo as aeronaves foram oficialmente redesignadas como AS 365 K2-Super Pantera. Em 2017, a Helibras entregará ao cliente quatro outros Fennecs e três Panteras modernizados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter