Airbus Helicopters lança novo conceito X6

English version

A Airbus Helicopters apresentou, na abertura do Paris Airshow, uma das maiores feiras de aviação do mundo, um novo projeto conceitual para helicópteros pesados. O X6, nome dado ao novo conceito para a categoria, é um protótipo que passará por um período de dois anos de avaliação junto aos clientes para definição das características da futura geração de aeronaves pesadas da marca. 
 
As definições para o X6 serão inicialmente trabalhadas com o mercado de Óleo & Gás, mas também serão perfeitamente adequadas para versões governamentais, com a possibilidade de missões de Busca e Salvamento, e para transporte VIP, entre outras. Os principais conceitos de arquitetura e design escolhidos para o novo helicóptero biturbina para atender as necessidades operacionais dos clientes serão avaliados e validados nessa primeira fase através de conversas intensas com os principais mercados em todo o mundo.
 
O X6 é o mais novo marco da geração H, que foi introduzida nos produtos da Airbus Helicopters a partir do H160, lançado no início deste ano. Alinhada à transformação em todo grupo, a empresa continua a projetar seus passos de acordo com a excelência e os objetivos do Airbus Group.
 
"O X6 representará uma revolução para o segmento pesado, na próxima década, assim como é o H160 hoje para os médios. Ele irá definir novos padrões na indústria de asas rotativas, não só em projetos, mas em estratégia de produção. Para sua fabricação, vamos recorrer às capacidades tecnológicas de nossos países centrais, incluindo o próximo pilar do grupo na Polônia", explicou Guillaume Faury, presidente da Airbus Helicopters. "Nosso objetivo é trazer ao mercado as soluções mais eficientes de helicópteros concebidos para as reais necessidades de nossos clientes e que façam a própria produção industrial evoluir." 
 
Uma das principais inovações a serem integradas no X6 é o sistema fly-by-wire de controle de voo. O objetivo da definição e desenvolvimento do X6 é fazer com que a Airbus consolide sua reputação como líder na indústria de helicópteros, resultando em uma próxima geração de produtos tecnologicamente maduros e prontos para enfrentar condições meteorológicas severas – graças a um sistema de descongelamento integral. Outra importante inovação é que ele será dotado de um sistema de comandos de voo elétricos. 
 
O X6 vai compartilhar características dos helicópteros mais recentes da empresa – incluindo os novos H175 e H160. Como um dos principais programas para as próximas décadas, o X6 deverá manter a liderança da Airbus Helicopters no setor de petróleo e gás em todo o mundo.
 
Após a conclusão da fase de conceito, apresentada na feira de Le Bourget, o programa irá avançar para as fases de definições e de desenvolvimento. A previsão é de que o X6 esteja pronto e apto para iniciar suas atividades a partir de 2020.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter