HELIBRAS – Pede Ajuda aos Universitários


A HELIBRAS está promovendo, sob a coordenação da diretoria de Inovação da empresa, um desafio para estimular a capacidade dos estudantes universitários de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula em soluções práticas para a indústria. A necessidade de aumentar a interação da empresa com as escolas e de criar novas soluções, partindo do conceito de inovação aberta, foi o que impulsionou as ações nesse campo.
 
Na primeira edição, batizada de “Desafio Helibras: Roda de Reboque”, foi lançado o desafio de melhorar as rodas de reboque dos helicópteros. O desafio foi apresentado aos alunos da turma de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e aos alunos franceses do Conservaitore National des Arts et Métires (CNAM, campus Paris), que faziam intercâmbio na UNIFEI durante o processo.
 
Eles foram divididos em equipes e assim propuseram alternativas conceituais para aperfeiçoar o sistema exposto pela empresa. Os projetos foram avaliados por um comitê que selecionou os vencedores: um time do 4º ano de Engenharia de Produção da UNIFEI, disciplina Engenharia do Produto, e outro do CNAM. “Escolhemos as duas melhores soluções tendo como base a real possibilidade de aplicação com recursos e materiais disponíveis em uma indústria aeronáutica como a Helibras”, explica Vitor Coutinho, diretor de Inovação da empresa e coordenador do desafio.
 
O Desafio Helibras ainda terá outras edições. O modelo de inovação aberta já é utilizado em várias companhias, inclusive na Airbus Group, que tem o Fly your Ideas, que acontece no mundo todo e já teve um ganhador brasileiro, daUSP São Carlos. A equipe de inovação está buscando, constantemente, novos temas que possam ser adotados para desafiar mais alunos, em outras instituições e cursos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter