07 Setembro – Guarani Desfila em Brasilia


A IVECO participou pela segunda vez consecutiva com seu blindado Guarani do desfile oficial de comemoração da Independência do Brasil, realizado no dia 7 de setembro, na última sexta-feira na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF). Cerca de 50 mil pessoas prestigiaram o evento. A presidente Dilma Rousseff marcou presença junto com representantes de seus ministérios, entre eles o ministro da Defesa, Celso Amorim.  

O convite para a participação da IVECO partiu do Exército Brasileiro, e aconteceu no dia 7 de agosto, quando foi firmado contrato de aquisição de 86 viaturas VBTP-MR (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Médios sobre Rodas) Guarani pelas Forças Armadas para compor o lote utilizado para exercícios militares a ser entregue até dezembro de 2016. Este é o lote inicial, de um total de cerca de 2 mil unidades que deverão ser produzidas para o Exército até 2029.

“Participar do Desfile de Sete de Setembro traz para a Iveco uma projeção nacional e até internacional, pois participaram do evento adidos militares”, explica Paolo Del Noce, diretor geral da divisão de Veículos de Defesa da Iveco Latin America, que esteve no desfile em Brasília.  

Durante o desfile na Esplanada dos Ministérios, os veículos foram conduzidos por oficiais do Exército. Dois veículos Guarani fizeram parte do desfile.

O VBTP Guarani é um veículo blindado anfíbio de 18 toneladas e tração 6×6, capaz de transportar 11 militares. Ele mede 6,91 metros de comprimento, 2,70 metros de largura e 2,34 metros de altura. O veículo possui características inéditas. Modelos desse tipo normalmente possuem carroçaria monobloco, mas o VBTP usa chassi em longarinas de aço, o que fez com que o veículo ficasse mais alto em relação ao solo, oferecendo algumas vantagens operacionais, como maior capacidade de proteção antiminas.  

Comparado ao modelo em uso hoje pelo Exército Brasileiro, o VBTP Guarani traz vantagens como proteção blindada superior, maior mobilidade, maior capacidade de transposição de trincheiras, maior capacidade de degrau vertical, maior vão livre, suspensão independente hidropneumática e sistema de freio com disco duplo e ABS. Por dentro, tem melhor ergonomia, ar-condicionado, GPS, sistema automático de detecção e extinção de incêndio, capacidade de operação noturna de série, sistema de detecção de laser.

A produção dos blindados será em fábrica totalmente dedicada, em construção dentro do Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG). A Iveco está investindo R$ 55 milhões na construção da nova unidade e a inauguração está prevista para este segundo semestre. Com previsão de conteúdo local acima de 60%, a Divisão de Defesa estima que a unidade fabril poderá chegar à produção de 114 viaturas/ano. Quando a fábrica estiver operando em capacidade máxima (média de 100 unidades por ano), a cadeia produtiva deverá envolver, no País, cerca de 110 fornecedores diretos e até 600 fornecedores indiretos.

IVECO

A IVECO, uma empresa do Grupo FIAT Industrial,  projeta, produz e comercializa uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, veículos comerciais e fora de estrada, urbanos, interurbanos e para aplicações militares,  e defesa civil. A Iveco emprega cerca de 25.000 pessoas e opera em 11 países do mundo, utilizando excelência em tecnologia.  Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Cerca de 5 mil postos de atendimento e vendas em mais de 160 países garantem apoio técnico em qualquer lugar do mundo onde um veículo Iveco esteja em funcionamento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter