Ares apresenta morteiro SPEAR ao COTER

A Ares esteve em Brasília na semana passada, onde apresentou ao Comando de Operações Terrestres (COTER) do Exército Brasileiro o morteiro de recuo atenuado SPEAR –que montado sobre uma viatura fornece as forças terrestres maior mobilidade, letalidade e precisão uma vez que se enquadra em uma ampla gama de cenários operacionais.

A apresentação contou com a participação do representante pelos sistemas de Morteiros da Elbit Systems Land, uma das empresas líderes mundiais no fornecimento de sistemas de Defesa, da qual a Ares faz parte desde 2010.

A comitiva da Ares foi recebida pelo Chefe do Centro de Doutrina do Exército, General de Divisão Sérgio Luiz Tratz, e representantes do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCT), Diretoria de Material (DMAT), Escritório de Projetos do Exército (EPEx) e Estado Maior do Exército (EME).

O COTER tem como missão orientar e coordenar o preparo e o emprego da Força Terrestre, em conformidade com as políticas e diretrizes estratégicas do Exército e do Estado-Maior do Exército.

O objetivo da visita ao COTER foi apresentar a Ares e suas capacidades instaladas no Brasil, os programas e projetos que a empresa tem participado em parceria com o Exército Brasileiro, as características e vantagens do SPEAR, e os “cases” de transferência de tecnologia e incrementodo índice de nacionalização nos seus projetos.

A empresa evidenciou ainda as vantagens na aquisição de um sistema provado em combate em outros exércitos, que acumula mais de 1000 (hum mil) sistemas em uso em outros exércitos, com o apoio de uma empresa subsidiária sediada no Brasil, e a possibilidade de replicar o modelo de Suporte Logístico do REMAX que é reconhecido como um modelo sucesso e vem garantindo altos índices de disponibilidade do equipamento na Tropa.

A Ares enfatizou ainda que o grupo tem vasta experiência em programas que contemplam transferência de tecnologia e no caso da munição para morteiros de 120 mm, está apta a transferir conhecimento de fabricação para as granadas de morteiro, e identifica a IMBEL como uma possível parceira nessa área de atuação.

Atualmente, a Ares vem apoiando o Centro tecnológico do Exército (CTEx) e a IVECO nos estudos de integração do sistema na viatura VBC Mrt no âmbito do Programa Guarani.

Aprimeira versão do morteiro da família CARDOM foi apresentado no stand da Ares na edição de 2011 da feira de Defesa e Segurança LAAD. Em 2019 foi apresentada a versão mais moderna do sistema, comtemplada coma solução para municiamento semiautomático, que reduz significativamente o desgaste dos militares no uso do sistema.

clique para expandir a imagem

Imagem do morteiro SPEAR

Em 2019 o Exército Brasileiro enviou uma comitiva liderada pelo comandante do Exército à época, o General de Exército Leal Pujol, que presenciou a demonstração dos Sistemas SPEAR e ATMOS em uso no deserto de Neguev.

Hoje, a Ares como parceiro do Exército nos projetos estratégicos e membro integrante do grupo Elbit Systems, atua como principal canal de acesso entre o Exército Brasileiro e as tecnologias da divisão terrestre do grupo – Elbit Systems Land. Além do morteiro SPEAR apresentado nessa oportunidade, a Ares vem trabalhando na promoção da solução de artilharia propulsada do grupo, o sistema ATMOS.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter