COBERTURA ESPECIAL - Guarani - Terrestre

30 de Abril, 2021 - 13:16 ( Brasília )

IVECO Guarani 6x6 em Operações Urbanas com as Forças de Segurança do Líbano (ISF)


 FORÇAS DE SEGURANÇA DO LÍBANO (ISF)
IVECO GUARANI 6x6 EM OPERAÇÕES URBANAS
Agosto/Setembro de 2020

 

           
Os veículos das Forças de Segurança Interna foram empregados em missões de Garantia da Lei e da Ordem em Beirute, capital do Líbano. Em Agosto e Setembro de 2020 houve muita atividade para conter manifestantes que protestavam contra o governo e se aglomeravam nas principais ruas e avenidas da capital e entre eles se encontrava o Iveco Guarani 6x6.
           
Vendidos ao Líbano em 2015, esta foi a primeira venda para o exterior de 10 Veículos Blindados Transporte de Pessoal Guarani 6x6 produzido pela Iveco Defence Vehicles, instalada no Brasil, na cidade de Sete Lagoas, MG, para as Forças de Segurança do Líbano (ISF), tendo os mesmos sido entregues em 2017, em dois lotes.


           
Clique para expandir a imagem

Iveco Guarani durante as operações GLO, em Beirute, Setembro de 2020, e a tropa avançando sob sua proteção. Observar a Cougar 12
Foto: MTV


Foram incluídos num pacote de venda realizado pela matriz italiana da Iveco, no valor de 30 milhões de euros, envolvendo um total de 25 veículos de diversos tipos e modelos.
           
Quando de sua chegada naquele país, foram entregues dois para o Exército Libanês e oito para as Forças de Segurança Interna (ISF), incorporado naunidade de elite Panteras Negras (Al Fouhoud), com quatro pintados em preto e quatro pintados em azul, lembrando que os dois do Exército Libanês possui uma pintura em tom de areia.
           
Operando em duplas como apoio a outra dupla de caminhões blindados JINO JRC-12000S, Coreanos, equipados com canhões de água usados para dispersar multidões, dando cobertura às tropas a pé que após os disparos iniciam suas ações contra os manifestantes, forçando-os a se retirarem dos locais que ocupam e obrigando-os a se dispersarem, em operações diurnas e noturnas.


 
Clique para expandir a imagem

Uso noturno da Guarani com disparos do Cougar 12.
Foto: RTArabicTV

           
Como armamento principal foi instalado na parte superior do blindado Guarani, na escotilha do comandante um lançador de granadas, principalmente de gás lacrimogêneo, do modelo Cougar 12, de doze tubos e calibre 56 mm, de fabricação francesa, produzido pela empresa SAE ALSETEX – Societe D’Armament  et D’Etudes, com uma variada gama de munições. Percebemos que os veículos estão sendo muito utilizados nestes tipos operações e o que se percebe é seu bom desempenho.
           
Através de diversos vídeos divulgados pela imprensa Árabe, de diversas emissoras locais e estrangeiras é possível ver a atuação destes veículos blindados em situação real conduzindo operações policiais que visam à preservação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), numa escala muito interessante onde podemos perceber como estas forças de segurança interna operam com facilidade e às vezes com dificuldade gerada pela tensão do momento.

O interessante é que os dois veículos usados ao longo destes dois meses não possuem marcações de unidades, são pretos e possuem uma placa de identificação na parte frontal e na traseira.
 




Clique para expandir a imagem

Vista lateral do Guarani operando numa via em Beirute durante os protestos de Setembro de 2020.
Foto: RTArabicTV



 


Clique para expandir a imagem

Iveco Guarani durante as operações GLO, em Beirute, Setembro de 2020, e a tropa avançando sob sua proteção.
Fotos: MTV




Clique para expandir a imagem

Os dois Guarani das Forças de Segurança Interna do Líbano pronto para os embates noturnos.
Foto: MTV





Clique para expandir a imagem

O caminhão blindado JINO JRC-12000S, Coreano, com canhão d’água e o Guarani numa pausa em Setembro de 2020.

Foto: RTArabicTV
 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Intel

Intel

Última atualização 19 OUT, 18:00

MAIS LIDAS

Guarani