VBTP-MR Guarani – Torre UT-30BR

Rangel Panichi Flores
2º Sgt Turma de 2001 Monitor da Seção de Ensino de Operação de Blindados do CI Bld
Leo Machado Botelho
S Ten Adjunto de Comando do CI Bld
TC Ádamo Luiz Colombo da Silveira
Cmt CI Bld


O Exército Brasileiro (EB) aumentou suas capacidades ao adquirir a UT-30BR (Unmanned Turret 30mm Brazil), uma torre não tripulada, estabilizada em direção e elevação, blindada, montada externamente na VBTP-MR (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas) 6×6 Guarani e pode ser integrada a outros tipos de viaturas blindadas. A empresa israelense Elbyt Systems Ltd. é a fabricante da família UT-30 e além do Brasil, vários países já a adquiriram, tais como Eslováquia, Bélgica e Portugal.

Em uma torre não tripulada o atirador permanece protegido dentro do blindado, observa o campo de batalha por um monitor LCD e opera-o através de um punho semelhante a um joystick, não havendo a necessidade de se expor ao meio externo.

Esse equipamento foi adquirido para mobiliar as Brigadas de Infantaria Mecanizada (Bda Inf Mec) do EB. Inicialmente, as VBTP-MR 6×6 Guarani, dotadas deste SARC (Sistemas de Armas Remotamente Controlado) serão distribuídas para os Batalhões de Infantaria Mecanizados (BI Mec) e para o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld). Nos BI Mec, as VBTP farão parte dos Pelotões de Apoio de Fogo, das Companhia de Comando e Apoio de cada Batalhão.

Um passo importante em um projeto ambicioso como este é a capacitação dos recursos humanos que irão experimentar seu emprego tático, disseminar o conhecimento de operação, manutenção e avaliar tecnicamente o Produto de Defesa (PRODE). Portanto, visando as futuras atividades de experimentação doutrinária, instrução, avaliação técnica e operacional, o EB designou militares da 15ª Bda Inf Mec, do CI Bld e do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) para realizarem o Curso de Operação e Manutenção de 1º Escalão e o Curso de Atirador Avançado da UT-30BR.

Os cursos foram ministrados por técnicos da empresa (israelense) Elbit Systems e (brasileira) ARES Aeroespacial e Defesa S.A, entre 15 de maio e 7 de junho de 2016 nas instalações do CAEx, no Rio de Janeiro.

Durante os cursos foram ministradas diversas instruções teóricas e práticas sobre a torre, seus armamentos, equipamentos e técnicas avançadas de tiro. Pode-se destacar a apresentação e operação do monitor, dos punhos do Atirador e do Comandante, e a realização do tiro real com munição 30mm e 7,62mm.

Guarani com UT-30BR tem três tipos de armamentos: o canhão automático 30mm ATK BushMaster MK44, a metralhadora coaxial 7,62mm e o lançador de granadas fumígenas 76mm. O canhão possui funcionamento elétrico, tipo Chain Gun, onde o conjunto ferrolho do canhão se movimenta através do movimento cíclico de uma corrente, não sendo necessária a utilização dos gases oriundos dos disparos.

Este modo de funcionamento proporciona um índice muito baixo de incidentes de tiro e fácil manutenção. A torre possui dois cofres de munição 30mm, um com capacidade para 50 cartuchos e outro para 150, então, é possível alimentar o canhão com até dois tipos de munição simultaneamente. Sua cadência inicial de tiro é de 200 tiros por minuto e é controlada por uma central eletrônica dedicada ao canhão. Quanto ao seu alcance efetivo, se utilizada munição perfurante, é de 3000 metros e quando empregada a munição explosiva, o alcance efetivo é de 2000 metros.

Uma vantagem é que a munição é toda estocada na parte externa da viatura, aumentando as chances de sobrevivência da tropa, caso seja atingida por disparos de anticarro ou mina terrestre.

A metralhadora automática coaxial 7,62mm proporciona alta expectativa de impacto a 500 metros e possui uma cadência de tiro de aproximadamente 700 tiros por minuto, porém pode ser alterada de acordo com o ajuste do regulador de gases. Diferente do canhão, os gases dos disparos são aproveitados para o funcionamento da metralhadora.

O terceiro armamento que poderá ser empregado pela guarnição é o lançador de fumígenas, que pode lançar 08 granadas a aproximadamente 30 metros de distância, formando uma cortina de fumaça de cerca de 100 metros de frente, que obscurece as vistas sobre a viatura e a protege contra a telemetria laser dos armamentos inimigos. O operador pode disparar quatro ou oito granadas simultaneamente.

O dispositivo de segurança de detecção de ameaça laser chamado ELAWS (Elbit's Laser Warning System) é uma importante possibilidade que alerta o comandante e o atirador quando a torre recebe uma ameaça laser inimiga, informando a direção de origem. Em uma situação de combate, quando detectada a ameaça, o operador pode configurar a torre para apontar automaticamente para a direção ou manualmente, bastando pressionar um botão para realizar o apontamento.

Automatic Target Tracking (Acompanhamento Automático de Alvos), também conhecido como “auto tracking”, é um recurso muito útil disponível na UT-30BR e ao optar pela utilização deste, o comandante ou o atirador podem realizar o acompanhamento, sem a necessidade de interferência humana.

Ademais, a opção denominada “Hunter- Killer” (Caçador-Matador) possibilita ao comandante trazer o armamento para a direção em que ele estiver observando, independente da vontade do atirador. Por exemplo, suponha-se que o atirador esteja apontando o canhão para uma determinada direção e o comandante observando em outra. Caso o comandante decida engajar o seu alvo, traz o canhão para seu comando e executa o disparo, sem a interferência do atirador.

A guerra é antes de tudo, um combate interior. É na alma do soldado que a batalha é ganha ou perdida. Por mais inovações tecnológicas que estejam à disposição das nossas tropas, está na mão de um combatente a responsabilidade por executar o disparo.

O CI Bld está diuturnamente comprometido em criar as condições para que o recurso humano tenha todo o conhecimento e competência para o melhor uso dos atuais meios de emprego militar.

AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!
 

Artigos relacionados:

Guarani – Torre UT30BR – Sistema de Armas Remotamente Controlado Aprovado [Link]

Guarani – Munição 30 mm [Link]

Curso de Operação e Manutenção do Sistema de Armas Não Tripulado UT30-BR [Link]

Vídeo – Guarani – Torre UT30BR – Sistema de Armas Remotamente Controlado Aprovado [Link]

Remax Sistema de Armas Reparo de Metralhadora Automatizado X

ARES – REMAX Adotada pelo EB e muitos Projetos  [Link]

1º BI Mtz – Tiro com Metralhadora REMAX das Viaturas Blindadas Guarani [Link]

REMAX III – Com visor termal [Link]

CIBld realiza capacitação dos Instrutores e Monitores no Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX) [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter