COBERTURA ESPECIAL - Gripen NG Brazil - Aviação

16 de Julho, 2020 - 09:09 ( Brasília )

Colaboração Real 3 - Episódio 5: A Colaboração Homem-Máquina


Um dos diferenciais do novo caça brasileiro está em sua capacidade de trabalhar de forma autônoma, fornecendo sugestões aos pilotos, que variam entre a seleção de armas e manobras complexas em uma situação de combate.

Confira neste 5º episódio como acontece essa colaboração entre caça e piloto.



Desenvolvendo Ideias em Parceria

O Programa Gripen Brasileiro fortalece os laços entre a Suécia e o Brasil. Juntamente com a indústria brasileira, a SAAB está construindo uma parceria estratégica de longo prazo com o Brasil e com a Força Aérea Brasileira.

Quando o Brasil decidiu adquirir o sistema Gripen, a SAAB firmou uma relação de cooperação estreita com o país. O Gripen não só aumentará a capacidade operacional da Forca Aérea Brasileira (FAB), capacitando-a com a mais alta tecnologia para o cumprimento de suas missões, mas também possibilitará a capacitação da indústria brasileira de defesa aérea, através de um extenso Programa de Transferência de Tecnologia (ToT).

Junto com a Embraer, Akaer, AEL Sistemas, Atmos e outras empresas beneficiárias do programa, a SAAB desenvolverá capacidades e gerará conhecimento para o desenvolvimento e manutenção do mais avançado caça multimissão do mundo, aqui no Brasil.

Na SAAB, acreditamos que o conhecimento cresce quando é compartilhado entre pessoas, empresas e nações.

Gripen E  - Sempre à frente

O Gripen E / F foi desenvolvido para combater e derrotar as ameaças mais avançadas em um ambiente de batalha moderno e para evoluir continuamente, a fim de acompanhar novos desafios. A Saab criou um sistema de combate inteligente que adota rapidamente novas tecnologias e táticas. É por isso que, com o Gripen E / F, você está sempre à frente.

Os Gripen E (monoposto) e F (biposto) fazem parte da série Gripen do caça, desenvolvida para combater e derrotar as ameaças mais avançadas em um ambiente de batalha moderno e para evoluir continuamente, a fim de acompanhar novos desafios.

A série E possui um motor novo e mais potente, desempenho de alcance aprimorado e capacidade de transportar cargas maiores. Ele também possui um novo radar AESA, sistema de Busca e Rastreamento Infravermelho, sistemas avançados de guerra eletrônica e comunicação, além de uma percepção situacional superior. A série E amplia as capacidades operacionais e é adequada para clientes com ameaças mais significativas ou territórios mais amplos para se proteger, como o Brasil.


Derrote qualquer ameaça, em qualquer lugar

No campo de batalha moderno, os caças terão que atuar em ambientes de alto risco, como espaços aéreos em disputa, e lidar com sistemas de defesa aérea integrados. O Gripen E/F conta com uma variedade de medidas ativas e passivas para interromper os esforços do inimigo e proteger a si mesmo e outras unidades aliadas.

Seu avançado sistema de guerra eletrônica, semelhante a um escudo eletrônico, permite interferir na capacidade do inimigo de operar de forma eficaz. Isso pode ser usado para auxiliar na destruição de ativos inimigos ou simplesmente para reduzir a compreensão situacional e a capacidade de reação do inimigo.

Tudo isso garantindo o sucesso da missão, usando os armamentos e contramedidas mais modernos. Essa liberdade de ação permite que os pilotos do Gripen E/F vençam qualquer ameaça - em qualquer lugar e retornem para casa em segurança.


Veja o invisível antes de ser detectado

A capacidade de atacar ou avaliar o inimigo à distância é uma característica fundamental do Gripen E/F. O caça utiliza todos os dados disponíveis na nuvem de batalha – sejam eles provenientes dos caças Gripen ou de outras unidades aéreas, terrestres ou marítimas, e os integra localmente em todas as plataformas, bem como entre todos os caças da sua frota.

O resultado é conseguir ver o invisível. O Gripen E/F reduz a probabilidade do caça ser detectado, através de seus sensores passivos ou por meio de interferência ativa. Isso significa que os armamentos podem ser usados além do ponto em que as forças inimigas podem responder, ou sem mesmo que elas percebam a presença do Gripen.

Esteja no controle, intuitivamente.

No auge de uma missão complexa, o cérebro humano consegue processar apenas uma quantidade determinada de dados por vez. O Gripen E/F alcança o equilíbrio ideal entre o espaço de decisão do piloto e do caça, permitindo que a inteligência artificial do caça assuma um papel maior.

Esta inteligência do caça tem a capacidade de trabalhar de forma autônoma em várias áreas simultaneamente e fornece sugestões ao piloto, que podem variar deste a seleção de armamentos a manobras completas. Informações táticas corretas são compartilhadas e exibidas no momento certo, fornecendo uma visão otimizada do espaço de batalha e permitindo que o piloto do Gripen esteja no controle - intuitivamente.

Adapte-se rapidamente. Mantenha a relevância.

O Gripen E/F é o único caça que se adapta rapidamente a desdobramentos recentes e mantém a relevância ao longo do tempo. Equipado com uma arquitetura aviônica inteligente, os algoritmos antigos podem ser substituídos por novos sem reduzir a alta disponibilidade da aeronave.

A arquitetura também é a base para fazer atualizações rápidas de hardware e armamento. Com isso, o Gripen E/F não é apenas o caça inteligente do presente, ele também é projetado para ser o caça inteligente para as próximas gerações. Isso permitirá não apenas que a Saab acompanhe essa evolução, mas que a lidere. É isso que diferencia o Gripen E/F de qualquer outro caça.

 

 

 

 

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Brasil - EUA

Brasil - EUA

Última atualização 12 AGO, 14:00

MAIS LIDAS

Gripen NG Brazil

5