Senadores vão ouvir ministro sobre rumos da política externa

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, estará no Senado na próxima quinta-feira (6) para debater os rumos da política externa com os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Essa audiência pública, no início de cada ano, é prevista pelo Regimento Interno do Senado.

Após o encontro com Luiz Alberto Figueiredo, a CRE deve votar um requerimento no qual o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) pede audiência pública com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito. A intenção do presidente da comissão é ouvir os convidados sobre a decisão brasileira de comprar 36 aeronaves de caça modelo Gripen NG, da empresa sueca Saab.

O governo anunciou a chegada dos caças a partir de 2018 e a Força Aérea (FAB) assegura que serão os mais modernos do hemisfério sul. O negócio foi avaliado em aproximadamente US$ 4,5 bilhões.

O modelo ainda está em desenvolvimento e tem participação de especialistas brasileiros no projeto, de forma que o Brasil poderá desenvolver peças e até produzir aeronaves inteiras. De acordo com a revista Aerovisão, publicada pela Força Aérea neste trimestre, o “código-fonte” do projeto estará aberto aos engenheiros brasileiros e poderá ser adaptado às necessidades do país.

Entre as vantagens do modelo Gripen NG, segundo a revista, está o fato de ser “multiuso”: pode ser caça, combater e fazer reconhecimento de áreas. Além disso, requer pistas pequenas para pouso e o tempo necessário para seu reabastecimento é considerado curto.

Atualmente, o espaço aéreo brasileiro é coberto por jatos F5 modernizados após a aposentadoria dos Mirrage 2000.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter