Até entrega dos novos Gripen NG, Saab oferece caças usados à FAB

Daniel Rittner e Edna Simão

A sueca Saab se dispõe a ceder à Força Aérea Brasileira (FAB) um lote de até 12 caças usados Gripen C/D até o início da entrega dos novos jatos escolhidos nesta quarta-feira, 18, pelo governo. Com isso, os suecos tentam fazer uma espécie de agrado à FAB, que precisará aposentar seus aviões Mirage 2000 no dia 31 de dezembro.

Em 2005, após um dos sucessivos adiamentos do processo de aquisição de novos caças, o governo fechou um acordo com a França para o fornecimento de 12 aviões Mirage 2000 de segunda mão. O objetivo era evitar que o espaço aéreo brasileiro ficasse desprotegido. Esses jatos tinham vida útil até 2011, mas a FAB conseguiu prorrogar sua operação até dezembro de 2013. Agora, estão prestes a se aposentar.

Para garantir proteção a partir de 1º de janeiro de 2014, os militares se empenharam em um projeto de modernização dos caças F-5 — já em posse da FAB — pela Embraer. Mas o F-5 tem uma função principalmente de combate aéreo e serve menos aos propósitos de interceptação e ataque ao solo.

O Gripen NG (New Generation), anunciado ontem como vencedor do projeto FX-2 de aquisição de novos caças para a FAB, começará a ser entregue em 2018 — na melhor das hipóteses. Por isso, os suecos apresentaram a proposta de “emprestar” um lote de jatos Gripen C/D — versão imediatamente anterior à escolhida pelo governo brasileiro. A oferta agradou aos militares e, nos próximos dias, deve ser discutida em detalhes com a Saab.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter