Incidente com Gripen na Hungria

Um caça JAS 39C Gripen pertencente à Força Aérea Húngara, HunAF 30, realizou um pouso forçado na manhã dessa quarta-feira, por volta das 09:15 hs (hora local).

Segundo informações preliminares, houve um problema com o trem de pouso dianteiro do caça. O piloto,  Maj. Sandor Kadar, tentou um pouso forçado na Base Aérea de Kecskemet, e se ejetou quando perdeu o controle da aeronave no solo.

Em decorrência da ejeção, o piloto da aeronave sofreu uma fratura vertebral, tendo sido aerotransportado até um hospital em Budapeste. Sua condição é estável.

O Ministério da Defesa húngaro determinou que todos os caças Gripen em operação na Força Aérea de seu país sejam vistoriados.

Esse é o segundo evento do tipo em menos de um mês envolvendo a aeronave. No dia 19 de maio, um caça JAS 39D Gripen pertencente à Força Aérea Húngara, registro nº 42 / nº de série 39-3851 se acidentou por volta das 13:40 hs (hora local), na Base Aérea de Cáslav, na República Checa, onde estava sendo realizado o exercício Lion Effort 2015.

FONTE: FOX News, BAON by ed. Cavok

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter