O conflito na Ucrânia entre 2014 e 2018 e seu impacto na segurança internacional

 

O conflito na Ucrânia entre 2014 e 2018 e seu impacto na segurança internacional

Estudo apresentado na Universidade da Força Aérea (UNIFA) ano 2019

 

Autores

Kaiser David Vargas Konrad

Humberto José Lourenção

 

A guerra no Leste da Ucrânia completa quatro anos em 2018. Embora os Acordos de Minsk, em 2014, tenham freado o avanço do conflito, naquele momento apenas serviram para dar uma satisfação para a comunidade internacional, dizendo que os líderes europeus se preocupavam com o que estava acontecendo e dessa forma evitar um confronto direto entre os Exércitos da Rússia e Ucrânia pela posse daquela região, acontecimento que representaria uma séria ameaça à paz Internacional.

A anexação da Crimeia e o conflito no leste ucraniano provocaram a maior crise entre a Rússia e o Ocidente desde o final da Guerra Fria, e tinha potencial para ir mais além. Os acontecimentos de 2014 foram resultados de uma grande operação encoberta conduzida pela inteligência militar russa no exterior (Glavnoye Razvedyvatelnoye Upravlenie- GRU), que colocou mais uma vez em prática a Maskirovka, ou engodo militar, desta vez fazendo uso dos modernos recursos tecnológicos do século 21.

A manobra teve um objetivo estratégico claro, enfraquecer e manter a Ucrânia na zona de influência russa, impedindo qualquer possibilidade ingresso na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e na União Europeia. Através de uma revisão bibliográfica e de uma pesquisa realizada in loco ao longo dos últimos quatro anos, através de extensa cobertura jornalística do autor, este artigo busca elucidar os acontecimentos ocorridos na Crimeia e no leste da Ucrânia, o emprego da Maskirovka pela Rússia, atualizado ao cenário do século XXI sob forma de uma moderna guerra híbrida, e analisar a importância do assunto à luz do estudo da Segurança Internacional.

 

Nota DefesaNet

Os autores citam como referência os trabalhos do colaborador de DefesaNet, o pesquisador Frederico Aranha, em especial sobre Guerra Híbrida

O conflito na Ucrânia entre 2014 e 2018 e seu impacto na segurança internacional by nelson during on Scribd

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter