URGENTE – Maduro e Castro Tentam envolver o Brasil no conflito

 

Equipe DefesaNet

O Castrochavismo em atitude desesperada procura envolver o Brasil em seu conflito. Partindo para um assunto sensível a todos os Venezuelanos que é o reclamo de posse da área de Esequibo na Guyana.

Chávez foi complacente com a questão de Esequibo seguindo a linha de Cuba, que era de não discutir fronteiras pois isso era uma questão colonialista. Mas apresentava mapas com a região como contestada.

Em verde a área de Esequibo contestada pela Venezuela. Significa quase 2/3 do território da Guyana.

A tentativa tem sido sempre de sufocar economicamente o pequeno país. Os reclamos da Venezuela equivalem a 2/3 do território da Guyana.

Na noite de 16 Maio (terça-feira), a Venezuela lançou uma típica ação de Guerra Híbrida (Desinformação). Através de um meio nacionalista chamado ANTROCANAL (@antrocanal), com a #EsequiboEsVenezuela, lançaram uma campanha de que o Exército Brasileiro iniciaria, após o período de chuvas, perfurações petrolíferas no sul da região de Esequibo.

E mensagem é baseada nas fontes do próprio Governo da Guyana. Tendo como início uma declaração do Embaixador Talbot, daquele país, em Brasília DF. A edição do dia 12 MAIO 2017, do Government News  Brief, edição oficial do Governo da Guyana tem a declaração do Embaixador.

Comparem o vídeo propagado como de origem de televisão da Guyana.

 

Assistam abaixo ao Government News  Brief,  12 Maio 2017, edição oficial do Governo da Guyana com a declaração do Embaixador Talbot. A partir dos 12 min.

Além do vídeo uma série de posts colocados no Twitter @antrocanal, que tem sido apoiado por militantes chavistas e do PSUV (Partido Socialista Unificado da Venezuela).

 

Também é uma ação pela posição do Presidente Michel Temer, ter recbido a líder oposicionista venezuelana Lilian Tintori, em 11 MAIO 2017. Pela primeira vez um político não chavista é recebido no Palácio do Planalto, em 18 anos.

A foto acima tem uma significado forte. Além do Presidente Michel Temer, o Secretário-Geral do Itamaraty, a Ministra dos Direitos Humanos e o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) GenEx Sergio Etchegoyen.

Esta visita foi amplamente ignorada pela mídia brasileira. O post de Lilian Tintori foi compartilhado por DefesaNet e teve mais de 40.000 visualizações.

(Link https://www.facebook.com/liliantintorioficial/posts/10154704056733877)

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter