IBGE lança o mapa do SUL GLOBAL
Um ano após lançar um mapa-múndi com o Brasil no centro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) agora anunciou uma nova versão, com o mapa “invertido” e o Sul no topo, em referência ao Sul Global, termo usado para países em desenvolvimento.
O novo mapa foi comemorado pelo presidente do IBGE, Marcio Pochmann. “A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como Brics e Mercosul e na realização da COP 30”.
Em nota técnica, o IBGE deu longa explicação para justificar o mapa-múndi “invertido”. A representação da América do Norte no Norte e da América do Sul no Sul, afirma, não é a única possível nem única registrada na história.
“A convenção cartográfica de Norte para cima e Leste para direita foi estabelecida pelo astrônomo Ptolomeu e amplamente adotada por outros cartógrafos […]
Mas existem mapas com outra orientação”, diz o IBGE, ao citar mapas medievais e de outras culturas.
Em nota, a coordenação do núcleo Chile do sindicato de servidores do IBGE (ASSIBGE) repudiou a nova versão, “sem respaldo técnico reconhecido pelas convenções cartográficas internacionais”:
“Trata-se de iniciativa que, em vez de informar, distorce; em vez de representar a realidade com rigor, cria encenação simbólica que compromete a credibilidade construída pelo IBGE em décadas de trabalho sério, imparcial e respeitado globalmente”.
Abaixo imagem em Alta Resolução. Clique para abrir.
