Ministro da Defesa participa de encontro bilateral com homólogo do Uruguai

Mariana Alvarenga

Na terça-feira (09), o Ministro da Defesa do Brasil, Walter Souza Braga Netto, reuniu-se com seu homólogo do Uruguai, Javier Garcia, na Brigada de Caballería nº 1. O encontro ocorreu em Rivera, município uruguaio que faz fronteira com a gaúcha Santana do Livramento, a cerca de 530 km de Porto Alegre.

Na ocasião, o Ministro Braga Netto salientou a relevância da reunião para o fortalecimento de laços entre os dois países. “O período de mais de 18 meses da pandemia de Covid mostrou a importância das relações nas fronteiras. Nossos governos buscam ampliar ações de cooperação e desenvolvimento fronteiriço na defesa”, afirmou.

O encontro contribui para estreitar relações militares, aprofundar a cooperação bilateral nos setores de defesa e segurança e fortalecer os históricos laços de amizade entre os dois países.

Entre as ações acordadas, destacam-se a promoção de uma maior coordenação nos temas de segurança e defesa; a cooperação no âmbito da fronteira comum, com o objetivo de obter melhores condições de segurança para suas populações; a realização de reuniões periódicas de coordenação, o intercâmbio de informação e a realização de exercícios e operações combinadas e simultâneas e o apoio nas áreas relacionadas com o conhecimento, tecnologia e equipamentos de defesa.

 Fotos: Igor Soares

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter