COBERTURA ESPECIAL - Guerra Hibrida Brasil - Defesa

09 de Junho, 2022 - 09:09 ( Brasília )

Em audiência na Câmara, Ministro da Defesa diz que aquisições das Forças Armadas são feitas “com lisura e transparência”


O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, participou, na tarde desta quarta-feira (8), de audiência na Câmara dos Deputados, a convite das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Seguridade Social e Família. No encontro com os parlamentares, o Ministro prestou informações sobre compras de medicamentos e próteses realizadas em 2020 e 2021 pelas Forças Armadas. 

Em relação à aquisição de citrato de sildenafila, o Ministro frisou que a compra do medicamento pela Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira destina-se ao tratamento da hipertensão arterial pulmonar e da esclerose sistêmica, e outras doenças, conforme prescrição médica; e está em conformidade com os protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas elaboradas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), do Sistema Único de Saúde.

Lisura - Acompanhado de técnicos das Forças Armadas, que apresentaram e explicaram números e cifras dos contratos, o Ministro Paulo Sérgio ratificou a lisura dos procedimentos realizados e assinalou que o Ministério já apresentou aos parlamentares, por meio de notas técnicas produzidas pelas Forças Armadas, os esclarecimentos solicitados sobre o assunto.

“Atesto que todas as aquisições das Forças Armadas são regidas pela lisura, pela transparência, pela eficiência administrativa, pela legalidade e pela correção. Eventuais casos discrepantes, quando identificados, são amplamente investigados e coibidos, seja pelo controle interno, seja pelo controle externo”, ressaltou.

Contribuição - O Ministro assinalou, ainda que, “como qualquer cidadão”, os militares, dependentes, pensionistas e demais usuários do sistema de saúde das Forças Armadas têm direito ao atendimento médico especializado. “Assim, possuem acesso a consultas de qualidade e a atendimento médico hospitalar e dentário, para o qual contribuem mensalmente, além de coparticipar das despesas em caso de procedimentos, exames e internações”, afirmou.

Buscas aos desaparecidos - Durante a audiência, o Ministro também disse que tudo está sendo feito em relação ao desaparecimento do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo. “Tão logo a notícia surgiu e eu tomei ciência, liguei e passei mensagem no grupo dos Comandantes de Força: ‘Imediatamente, o que tiverem por perto coloquem à disposição’. Hoje nós temos em torno de 150 militares”, assegurou o general. Estão sendo empregados helicópteros, embarcações e militares especializados em ambiente de selva. 

Operação Acolhida - O Ministro destacou o papel humanitário da Operação Acolhida, que já registrou a entrada de mais de 700 mil imigrantes no Brasil. “A Operação Acolhida merecia uma indicação para o Nobel da Paz. Fica o desafio a esse Congresso e a essa Câmara”, declarou. Entre as principais atividades, a Acolhida realiza a recepção e identificação de refugiados, atendimentos de saúde, abrigamento, triagem e interiorização.

Ascom-MD


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Base Industrial Defesa

Base Industrial Defesa

Última atualização 12 AGO, 11:11

MAIS LIDAS

Guerra Hibrida Brasil