ASPAER realiza curso básico de assessoria parlamentar e de relações institucionais

Aspirante Eniele Santos

A Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) realiza, até sexta-feira (18/03), o curso básico de assessoria parlamentar e de relações institucionais, que tem como objetivo apresentar o Sistema de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (SISRI); proporcionar noções básicas sobre relacionamento institucional; fortalecer as relações entre os elos do SISRI, assessores de outras Forças, intelectuais da área de relacionamento institucional e comunicações; aperfeiçoar as interações junto aos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, aos Órgãos que exercem funções essenciais à Justiça e outras diversas instituições brasileiras; além de transferir e perpetuar os conhecimentos produzidos ao longo dos anos de existência da ASPAER.

Na apresentação do curso, que aconteceu em Brasília (DF), o Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, relatou que a Organização é responsável pela aproximação entre a Força Aérea e os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e os órgãos essenciais à justiça. “Nesse sentido, a ASPAER almeja ser uma Assessoria inspiradora, reconhecida pelos decisores políticos, pela excelência no Relacionamento Institucional e, por efeito da confiança, pela resolução de questões de Estado, conforme descreve sua visão de futuro”, pontua o Oficial-General.

Na ocasião, o Coordenador-Geral do curso, Coronel Aviador Délcio Cláudio Santarém Júnior, destacou a importância das palestras e aulas, como meios de fortalecimento das relações institucionais dentro da Força Aérea.

Este é o primeiro curso que a ASPAER está fazendo com o intuito de ampliar e fortalecer os conhecimentos dos assessores, para que todos possam estar nivelados em uma mesma linha de pensamento e ação, o que irá ocasionar uma boa relação entre todos os envolvidos. Dessa forma, a expectativa é que consigamos transmitir essas orientações aos nossos elos a fim de que eles possam cumprir a missão da ASPAER e da própria Força Aérea Brasileira em cada localidade”, pontuou.

O Deputado Federal de São Paulo, General Roberto Sebastião Peternelli Junior, também participou do ciclo de debates e ministrou aula sobre “Assessorias Militares no processo legislativo”, definindo a importância dos assessores parlamentares no âmbito da Força Aérea Brasileira.

A assessoria militar é fundamental para a Força Aérea, pois se, até hoje tivemos muitos projetos de lei que refletem na Defesa e, assim, na própria Força Aérea foi porque a assessoria executou um papel fundamental nessa atividade”, ressaltou, dizendo ainda, que o papel fundamental do assessor parlamentar é chamar a atenção dos Deputados para pontos de interesses não apenas da FAB, como também de todo o Brasil.

O evento contou ainda com a participação de Oficiais da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro; além de membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal que expuseram seus conhecimentos e experiências durante todas as aulas e instruções, motivando os assessores a seguirem os trabalhos e fortalecendo as relações institucionais.

Fotos:  Sargento Figueira, Sargento Müller Marin e Sargento Felipe Viegas /  CECOMSAER

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter