Braço Forte, o podcast do Exército Brasileiro: ouça a qualquer tempo!

Ten Cel Sylvia Lúcia Rey de Jesus Martins


Criado a partir da ideia de que as mídias tradicionais podem e devem integrar novas plataformas, o podcast “Braço Forte” do Exército Brasileiro nasceu com a proposta de ocupar um espaço no universo digital de áudios sob demanda e assíncronos.

Seu nome foi estabelecido por conta da alusão ao slogan “Braço Forte, Mão Amiga”, já consagrado, que representa as duas vertentes de atuação da instituição. Há mais de dois anos disponibilizado em agregadores de podcast, o Braço Forte ganhou seu espaço na Comunicação Estratégica do Exército, e a tendência é que permaneça esmiuçando a informação, a fim de ampliar a divulgação da Força Terrestre perante a sociedade.

Podcasts, para quem não conhece, são conteúdos de áudio que podem ser baixados da internet ou reproduzidos em serviços de streaming. A palavra podcast vem da junção de Pod – Portable on Demand – (algo portátil desejado), do iPod (dispositivo reprodutor de áudio da Apple) e de broadcast, que significa "transmissão".

No Brasil, a partir de 2004, o conceito foi atribuído ao ex-VJ da MTV, Adam Curry, e ao desenvolvedor de softwares Dave Winner, por conta da criação do "iPodder", agregador de podcast. E qual o grande crédito disso? É que o ouvinte pode escutar esses conteúdos na hora que quiser, ao mesmo tempo em que faz outras atividades, bastando acessar em site ou o serviço em celulares ou computadores.

Produzido por uma equipe de rádio, com a expertise do Sistema Verde-Oliva, o podcast do Exército Brasileiro faz parte da Comunicação Estratégica de uma instituição que possui altos níveis de credibilidade reconhecidos pela população. Os conteúdos, em formato de entrevista, tratam de uma diversidade de temas, apresentados, semanalmente, no player Soundcloud*.

O ouvinte tem a oportunidade de conhecer, com um pouco mais de detalhes, assuntos do Exército e sua relação com a sociedade, as instituições e outros órgãos. Um exemplo foi o episódio #88 – Força de Paz: a certificação de tropas para o emprego em missão de paz da ONU.

Em uma abordagem integrada com as outras mídias do Centro de Comunicação Social do Exército e reforçando a narrativa esperada para o evento, foram entrevistados a Conselheira Viviane Rios, do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e o General de Divisão Ricardo Costa Neves, do Comando de Operações Terrestres (COTER).

A veiculação ocorreu paralelamente à publicação de uma matéria sobre o tema, no mesmo dia, em 15 de julho de 2021, pelo Correio Brasiliense, intitulada “Inspeção da ONU verifica preparação de tropas brasileiras para missões de paz”, que teve como fonte o Ministério da Defesa.

Embora seu nome remeta à atividade-fim da Força Terrestre, o Braço Forte também se faz presente por meio de assuntos, além do preparo e emprego, que movem os soldados de Caxias nos dias atuais e que envolvem desde os treinamentos militares e as operações, dentro e fora do país, até as campanhas de doação de sangue em apoio aos hemocentros em âmbito nacional.

Há um vasto campo de informação sobre a atuação do Exército que abrange todos os Comandos Militares de Área distribuídos pelo País. O podcast é um tipo de formato de áudio cada vez mais conhecido no Brasil.

Em janeiro de 2021, a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod) divulgou uma pesquisa indicando a estimativa de 34,6 milhões de ouvintes de podcast no país, praticamente 8% da população, em especial neste período de pandemia, em que houve aumento do interesse das pessoas por esse formato de áudio.

Segundo o levantamento da Kantar IBOPE Media, o formato foi também bastante explorado pelas emissoras de rádio e por outras mídias, a fim de conquistar mais audiência. Hoje, os especialistas dizem que estamos vivendo a criação do “mercado de podcast”.

Nesse caminho, o Braço Forte criou um modus operandi e, como mais um produto do Centro de Comunicação Social do Exército, passou a contribuir para preservar e fortalecer a imagem da Força Terrestre.

O próximo passo é engajar mais a Comunicação das organizações militares, alavancar conteúdos, fidelizar a marca, assim, promover maior divulgação e, consequentemente, angariar mais audiência. Foram mais de 100 episódios com entrevistas de militares e civis de áreas do Exército e da sociedade, gravados nos estúdios da Rádio Verde-Oliva, de modo presencial ou com recursos à distância.

Os episódios tornaram-se uma mostra do potencial de atividades que a Força tem a oferecer e também servem para esclarecer os ouvintes que se interessam pelos temas propostos.

Tem sempre a participação de uma fonte oficial trazendo a informação: detalhada, explicada e com destaques de quem conhece o assunto.

A qualidade do conteúdo desse trabalho é diretamente proporcional à compreensão de seus criadores sobre o que leva as pessoas a escutarem um episódio até o fim, seja ele curto ou longo.

Aliás, a informação de utilidade pública, já de longa data presente no rádio, é um dos conteúdos mais atrativos nesse formato, levando em consideração o tempo disponível do ouvinte e, lógico, o seu interesse.

Isso é fato. Os insights do Braço Forte no Soundcloud*, plataforma paga pelo Exército Brasileiro, apontam que o episódio “#23 Concurso da ESA, você já se inscreveu?” foi o que apresentou o maior número de reproduções nos últimos 12 meses, seguido pelo “#78 – Sistema de Gestão corporativo (SisGCorp)”, da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. O que isso aponta? Para temas de interesse público e de serviços importantes ao cidadão.

O Exército Brasileiro, como uma instituição de Estado, presta serviço ao País? Sim! Está comprometido com a defesa da Pátria? Sempre! pois ele faz parte das Forças Armadas.

Contudo, ele também presta serviços de cidadania, empregabilidade, pesquisa, tecnologia, cooperação, cultura e preservação do meio ambiente, dentre outros. Quando o Braço Forte traz para o player a conversa sobre o concurso da escola militar, é para que o candidato ouça, da fonte oficial, tudo o que se refere àquela possibilidade de carreira.

E o assunto não para por aí: saúde, parcerias civil-militar, esporte, compromissos legais, alistamento militar, produtos controlados etc., todos aproximam a audiência cidadã da Instituição.

É para estas pessoas que o Braço Forte é disponibilizado e para as quais levamos o Exército Brasileiro em forma de áudio: o jovem que completa 18 anos, o concurseiro das escolas militares, o parceiro de tecnologia e pesquisa, o historiador ou, simplesmente, o admirador das coisas do Exército.

E o público interno da ativa e da reserva também está entre elas. Enfim, há sempre um podcast que abarca o público prioritário da instituição: a sociedade brasileira. Assim, o podcast Braço Forte interage com os meios tradicionais de comunicação do Exército, agregando importância, visibilidade e informação, assim como fortalecendo uma imagem, uma marca e uma instituição.

Os melhores resultados exigem, na maior parte das vezes, tempo e investimento, e este último não possui sentido monetário, pois o “negócio” não objetiva venda ou lucro. Há 373 anos, o Exército está presente na vida dos brasileiros, com meios e profissionais prontos para defender o País de ameaças bélicas ou combater o inimigo invisível que afeta a população numa pandemia.

Se você, leitor deste artigo, não conhece o Braço Forte, entre na página do Exército ou no seu agregador de podcast, escolha um tema de sua preferência e ouça.

No próximo episódio, quem sabe, haverá uma conversa interessante que esclareça sobre o que você quer saber a respeito do Exército Brasileiro. Você pode até não ver, mas, com certeza, poderá ouvir a qualquer tempo! Braço Forte, o podcast do Exército Brasileiro, com temas sobre o Exército, as Forças Armadas e o Brasil!

-x-

Leia também:  

Braço Forte, o podcast do Exército Brasileiro, completa um ano e comemora mais de 78 mil reproduções [Link]

-x-

*SoundCloud é uma plataforma online de publicação de áudio.

Fontes:

https://exame.com/bussola/nas-ondas-do-audio-8-dos-brasileiros-ouvem-podcast-e-tendencia-so-cresce/

https://blog.publicidade.uol.com.br/insights/podcasts-em-2021-publicidade-conteudo-e-inteligencia-de-dados-tendem-a-avancar/

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2019/08/22/internas_economia,778445/tendencia-mundial-empresas-entram-na-era-dos-podcasts.shtml

https://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2021/01/associacao-brasileira-de-podcasters-divulga-pesquisa-sobre-o-perfil-do

https://portalpopline.com.br/pesquisa-inedita-encomendada-pela-globo-mostra-o-crescimento-do-consumo-de-podcasts-no-pais/

https://abpod.org/wp-content/uploads/2020/12/Podpesquisa-Produtor-2020-2021_Abpod-Resultados.pdf

https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2021/07/20/globo-pandemia-eleva-consumo-de-podcasts.html

Evento Podcast 2021 – Conteúdos, desafios e perspectivas, organizado pelo Núcleo de Estudos de Rádio – UFRGS

Kantar Ibope Media – Inside Radio 2020 e 2021- www.kantaribopemedia.com

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter