COBERTURA ESPECIAL - Guerra Hibrida Brasil - Terrestre

20 de Novembro, 2020 - 11:15 ( Brasília )

Estudantes e professores de Campo Grande (MS) vivenciam a rotina da caserna no Comando Militar do Oeste


Olhos atentos e expectativa. Assim foi o primeiro contato de 16 estudantes e professores de comunicação social de três universidades de Campo Grande - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Uniderp e Estácio de Sá - com a rotina dos militares do Comando Militar do Oeste. Durante uma semana, eles participaram do programa "Conheça o seu Exército", desenvolvido, todos os anos, em diversas regiões do país, levando o público civil para as organizações militares e demonstrando as capacidades operacionais da Força.

Após o primeiro contato no Forte Pantanal, no dia 9 de novembro, o grupo seguiu para a 14ª Companhia de Polícia do Exército, onde os cães detectores de explosivos e entorpecentes entraram em ação. A operação de controle de distúrbios também chamou a atenção de quem acompanhava tudo pela primeira vez.

O dia terminou no 20º Regimento de Cavalaria Blindado, com a demonstração em terreno reduzido de uma força-tarefa blindada e do funcionamento dos radares do Sistema de Monitoramento Integrado de Fronteiras (SISFRON).

Na manhã seguinte, com malas nas mãos e sorrisos, os participantes chegaram animados para o início da viagem ao Forte de Coimbra. A primeira parada foi no 9º Batalhão de Engenharia de Combate, em Aquidauana (MS), onde conheceram o museu Marechal José Machado Lopes, uma referência às origens do batalhão, como a participação na 2ª Guerra Mundial e os primórdios da presença militar na região do pantanal.

No fim do dia, a segunda parada: Corumbá (MS), casa da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira e, também, do 17º Batalhão de Fronteira, onde a comitiva começou o contato com a história do Exército Brasileiro na região do Pantanal.

Na quarta-feira, 11 de novembro, pelo rio Paraguai, o bioma Pantanal, considerado um paraíso natural na região Centro-Oeste, foi a companhia até a chegada ao Forte de Coimbra.

Com câmeras fotográficas e filmadoras nas mãos, o grupo foi até o ponto mais alto do forte, onde admiraram um dos principais cenários históricos do Brasil. Na sequência, uma bela trilha levou os participantes até a gruta Ricardo Franco.

E, assim, eles voltaram para casa com a certeza de que os cinco dias imersos no Exército valeram a pena.

“A visita ao Forte de Coimbra foi, sem sombra de dúvida, a melhor experiência que eu poderia ter vivenciado nesses dias tão valiosos. O conhecimento histórico me fez refletir sobre o incansável trabalho que foi realizado para a proteção do nosso espaço,” enfatizou o acadêmico da Estácio de Sá, Felipe Espinosa Gotarbo.

“Não há uma só coisa que levarei para a minha vida, mas toda a experiência que tive nos locais e as amizades que fiz com os outros colegas que também participaram da viagem. Agora, sempre que me perguntarem sobre o Exército Brasileiro, terei base para argumentar”, disse a estudante da Estácio de Sá, Suélen Aparecida Duarte Martins.

“Hoje, eu posso dizer que conheço a história do nosso Exército Brasileiro. Não tudo, ainda, mas sei qual a missão deles e, por isso, os admiro”, enfatizou a aluna da Uniderp, Ana Paula Espíndola.

“O que mais gostei foi de todo o cuidado e atenção dos militares a todo momento, sempre mostrando quem realmente são, sem nenhuma máscara. Levarei para a minha vida o aprendizado vivido dentro do Exército e todo o conteúdo histórico que me proporcionaram nessa viagem. Pude entender mais um pouco sobre a conquista do nosso território e o quanto é importante valorizar nossa Pátria”, falou o estudante da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Vinicius Rufino dos Reis.

“O programa "Conheça seu Exército" é de tirar o fôlego. Fiquei encantada com o projeto. Cada momento tocou meu coração e emoções diferentes apareceram ali. Agradeço a todos os responsáveis por tudo isso que aconteceu; uma viagem maravilhosa e, aqueles que tiverem a oportunidade de participar, aproveitem cada momento”, agradeceu a acadêmica da Estácio de Sá, Isabela Delai Santana.

Fonte: CMO

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Venezuela

Venezuela

Última atualização 04 DEZ, 12:12

MAIS LIDAS

Guerra Hibrida Brasil

2