COBERTURA ESPECIAL - Guerra Hibrida Brasil - Terrestre

03 de Setembro, 2020 - 11:35 ( Brasília )

Sistema de Gerenciamento de Informação contribui para preservar e fortalecer a imagem do Exército


O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) produz, diariamente, uma grande quantidade de informação. São fotos, vídeos, áudios e artes gráficas essenciais para cumprir a missão de preservar e fortalecer a imagem do Exército Brasileiro. Com a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação, essas informações produzidas, conhecidas como ativos digitais, são consideradas parte do patrimônio do centro.

Pensando nisso, há 3 anos, o CCOMSEx implantou uma solução tecnológica que moderniza a gestão de todo conteúdo produzido. "Identificamos essa necessidade e utilizamos como boa prática o previsto na Instrução Normativa 4, do Ministério do Planejamento e Gestão, que orienta a contratação de solução de Tecnologia da Informação. Então, foi designada uma equipe de planejamento para essa contratação. Visitamos muitas instituições de referência e realizamos um chamamento público. Depois de diversas reuniões de trabalho e do fim do estudo de viabilidade técnica e financeira, concluímos que o melhor seria uma solução MAM para o atendimento dessa necessidade do centro", explica o Major Luiz Alexandre Dominguez de Oliveira, Chefe da Seção de Tecnologia da Informação.

O MAM, sigla que vem do inglês Media Asset Management e que significa gerenciamento de ativos de mídia, é um sistema composto por um servidor com uma capacidade de armazenamento de 64 terabytes, interligado, através de fibra ótica, a uma unidade robótica, com um sistema de armazenamento em fitas LTO e com capacidade de 144 terabytes. Isso ampliou em 1.500% a capacidade de armazenamento interno do CCOMSEx. Além disso, o software Alfred, desenvolvido pela empresa Imagenharia, possibilita a inserção de conteúdo nesse sistema, a transcodificação, a edição em proxy, a catalogação, o gerenciamento de mídia, o arquivamento e a pesquisa.

O sistema é colaborativo. Fotógrafos, cinegrafistas e editores lançam e classificam o conteúdo, que pode ser acessado pelos usuários em uma busca simplificada por palavras-chave. Para o Primeiro-Sargento Alex Pozzebon Bortoluzzi, editor e cinegrafista do CCOMSEx, todos os setores ganharam em agilidade, pois as trocas de informações foram facilitadas, já que vídeos, fotos e áudios estão acessíveis em um único sistema de armazenamento. "Desde a implantação do MAM, acessamos as imagens de forma rápida e do nosso próprio computador. Não precisamos mais fazer arquivamento individual em HD, o que dificultava o nosso acesso e a nossa busca".

A implantação do MAM viabilizou a otimização dos processos de planejamento, produção e divulgação dos produtos do CCOMSEx. Para 2020, ainda está prevista a próxima versão da solução, que vai permitir a ampliação do seu uso por todas as 867 agências de comunicação social do Exército Brasileiro, contribuindo, ainda mais, para preservar e fortalecer a imagem da Força.

Fonte: CCOMSEx


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