Comandante da Marinha e Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais visitam soldado ferido em serviço

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Paulo Martino Zuccaro, visitaram o Soldado Fuzileiro Naval Maycon Mateus Costa Teixeira, no dia 29 de junho.

Em outubro de 2019, Maycon foi gravemente ferido durante uma troca de tiros com criminosos que tentaram invadir, sem sucesso, a Base Naval de Val de Cães, organização militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, em Belém-PA.

Por conta da extensão do ferimento, o militar acabou tendo uma das pernas amputadas e apresentou restrição de movimentos na outra. Atualmente, em uma cadeira de rodas, Maycon se encontra em tratamento fisioterapêutico intensivo no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), preparando-se para o recebimento de uma prótese e uma órtese temporárias, que permitirão a otimização de seu processo de reabilitação e possibilitarão usufruir, em breve, de equipamentos ortopédicos definitivos, de última geração, já em aquisição pela Marinha.

Complementando a fisioterapia, Maycon recebe assistência multidisciplinar, acompanhado por profissionais de educação física, visando seu condicionamento cardiorrespiratório, sendo também assistido por psicólogos, nutricionistas e por uma equipe ortopédica do Hospital Naval Marcílio Dias.

Além dos tratamentos que realiza, Maycon conta com o apoio da Marinha do Brasil em uma iniciativa de inclusão no esporte paralímpico, por meio do Projeto João do Pulo que, desde 2015, procura promover a reintegração social de militares que sofreram acidentes ou enfermidades que culminaram em deficiência física.

O soldado Maycon já conheceu os outros atletas paralímpicos do CEFAN, teve aulas de natação e demonstrou grande aptidão para a modalidade de tiro esportivo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter