GLO – Com ações conjuntas em sintonia, maior beneficiado foi a população

O Comando da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), “Divisão Encouraçada”, realizou uma coletiva de imprensa, no dia 30 de maio, para mostrar as principais ações que foram tomadas pelas autoridades para normalizar o abastecimento de produtos na região central.

Participaram da entrevista, o Comandante Interino da 3ª DE, General de Brigada Giovany Carrião de Freitas; e representantes da Brigada Militar, da Polícia Rodoviária Federal, da Defesa Civil Estadual e da Prefeitura de Santa Maria. Dos órgãos de imprensa, compareceram representantes de jornal, rádio e televisão.

O General Carrião afirmou que “o protesto dos caminhoneiros começou pacífico, mas, ao longo do tempo, a entrada de oportunistas infiltrados se tornou evidente no movimento. A nossa grande preocupação é restabelecer os principais serviços à população”.

 

Foi explanado também que, dentre as últimas ações realizadas, na área de responsabilidade da 3ª DE, destacam-se 10 escoltas de comboios com aproximadamente 200 caminhões com produtos essenciais à população. Durante o período, foram estabelecidos corredores livres e seguros, com checkpoint, para permitir o escoamento de cargas dos centros de armazenamento ou produtores para os pontos de distribuição das cidades (no Rio Grande do Sul, nas BR 116, 287 e 386). Todo o trabalho foi realizado em perfeita integração das Forças Armadas com os órgãos de segurança pública, agências governamentais e Prefeituras Municipais.

A tropa da 3ª DE esteve engajada em apoiar integralmente as ações de reestabelecimento de atividades essenciais à população, com a finalidade de colaborar com a preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio, atendendo à diretriz do Comando Militar do Sul, com sede em Porto Alegre (RS).

O decreto presidencial nº 9.382, de 25 de maio de 2018, com amparo na Lei Complementar no 97, de 9 de junho de 1999, autorizou o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem na desobstrução de vias públicas, no período de 25 de maio a 4 de junho de 2018.

 

Fotos: Sd Henckes / 3ªDE – CMS / Agência verde-Oliva – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter