Rússia diz que EUA desperdiçam chance de diálogo Putin-Biden após acusação de “assassino”

A Rússia disse nesta segunda-feira que a recusa dos Estados Unidos de organizar conversas virtuais ao vivo entre Vladimir Putin e Joe Biden depois que o presidente norte-americano disse acreditar que o russo é um assassino equivale a uma séria oportunidade desperdiçada.

Na semana passada, Putin disse que ele e Biden deveriam ter tais conversas nos dias seguintes. As relações diplomáticas atingiram um novo ponto crítico no pós-Guerra Fria após os comentários feitos por Biden em uma entrevista ao canal ABC.

"Notamos com tristeza que o lado americano não apoiou a proposta (de Putin) de realizar conversas com o presidente Biden… para debater problemas que se acumularam nas relações bilaterais e também o tema relativo à estabilidade (nuclear) estratégica", disse o Ministério das Relações Exteriores russo em um comunicado.

"Perdeu-se outra oportunidade para buscar uma fuga do beco sem saída nas relações russo-americanas causado por Washington. A responsabilidade disto é inteiramente dos Estados Unidos."

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, chegou a Moscou no domingo para debater como tratar das relações bilaterais em declínio depois que seu país o chamou de volta para consultas.

Também nesta segunda-feira, Antonov foi visto saindo do edifício da chancelaria, mas sem comentar, relatou a agência de notícias Tass.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter