A Rússia assinou um acordo sobre um empréstimo para a Venezuela, informa a agência RIA Novosti. O documento foi assinado depois das negociações em Moscou entre o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, e o vice-presidente executivo da Venezuela, Elias Milan.
No início de outubro, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que Caracas chegou a acordo com Moscou sobre o empréstimo de 4 bilhões de dólares no âmbito da cooperação técnico-militar. Segundo ele, 2 bilhões de dólares serão alocados em 2012, outros 2 bilhões – em 2013.
O Presidente venezuelano, Hugo Chávez, caracterizou como estrategicamente importantes as relações com a Rússia. Falando em conferência de imprensa, especificou que o vice-presidente, Elias Haua, chefia a delegação do seu país na 8ª sessão da Alta Comissão Intergovernamental que se abriu dia 07 em Moscou. Em cima da mesa está a marcha de realização de vários projetos bilaterais, traçados pelo programa de cooperação até 2014.
Além disso, serão examinadas questões relevantes na área da Defesa, salientou Chávez. Segundo precisou a respeito, tudo que se conseguiu fazer no âmbito da cooperação com a Rússia e a China é apenas o início de grandes obras que pretendemos executar.